Como saber se Exu aceitou a vela?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito. Quando a vela forma uma espécie de escada ao lado: indica que seu pedido está se concretizando.

Se a vela não queima toda a parafina: é sinal que existe interferência de forças negativas, aconselhável reacender a vela e insistir na intenção com fé.

Chama Brilhante: sinal de que a oração ou pedido será em, brevemente, atendido. Chama fraca: indica que a fé precisa ser mais forte, a intenção mais firme e o pedido reforçado. Chama baixa: haverá demora para o pedido ser realizado. Vela que entorta: necessidade de mais equilíbrio para não vir à enfrentar dificuldades.

Segunda-feira: Exu e Omolu. Cada orixá corresponde a um dia da semana, além de ter cores e saudações específicas.

Segundo, EXU é uma entidade astralizada que trabalha para o bem, proteção e dentro da linha justa, portanto, a vela pode ser firmada em qq lugar, desde que com boas vibrações e pensamentos elevados!!!

Nunca se esqueça de colocar 2 copos com água ao lado de uma vela quando esta for para Anjos, Orixás, Santos... O da direita lhe dará energias positivas e o da esquerda levará suas energias negativas.

Laroye, Exu!
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda.

Todo médium deve firmar o seu exu e a sua pomba-gira em casa. Pensem no seguinte: Para que a casa fique harmonizada precisamos de um pólo irradiador (altar) e um pólo absorvedor (tronqueira pessoal). O médium vive em choque com energias negativas, então a firmeza de exu servirá como um ponto de descarrego pessoal.

Sobra pavio e um pouco de vela: sinal de negatividade. Quando queima por inteiro: bom sinal, magia bem sucedida. Sobra muita cera: acender o que sobrou novamente, pois existe interferência.

Quando a chama da vela está alta, quer dizer que o seu pedido será atendido. Da mesma forma, a chama da vela tremendo significa que, apesar de algumas dificuldades encontradas, seu pedido ainda será atendido.

A forma como a vela queima
Chama que se apaga sem motivo: é um sinal de que, o seu anjo fará a parte dele para te ajudar, mas o seu pedido necessitará de mais esforços da sua parte do que da parte espiritual.

É utilizada para se obter paz de espírito, harmonia e equilíbrio em casa. Afasta o "gênio contrário" que poderá estar manifestado no ambiente, causando desentendimentos entre as pessoas.

As velas para Pombagiras e Exús podem ser toda vermelha, toda preta, bicolor preta e vermelha ou toda branca. As Pombagiras preferem cigarros de filtro branco ou cigarrilhas, já os Exús gostam mais de cigarros de filtro amarelo, cigarrilhas fortes e charutos.

Quando você quiser realizar um desejo, acenda uma vela branca sobre um pires em oferecimento a Santo Expedito. Quando o seu objetivo for alcançado, bata o pé direito três vezes, repetindo o nome do santo a cada batida, e acenda outra vela branca, também sobre o pires, em agradecimento.

Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.

Um dos pedidos mais comuns aos Exus é a abertura de caminhos. Por isso, muitas pessoas procuram por orientações sobre como pedir a Exu para abrir caminhos. Nesse caso, saiba que você pode realizar oferendas, orações e pedir de todo o seu coração para que um Exu ouça o seu chamado e abra os caminhos da sua vida.

Exu costuma ser honrado nesse processo, mas também, em ocasiões específicas de oferenda, em que se lhe dá cachaça/aguardente, licor de canela, ou mesmo cidra e champanhe.

A segunda-feira é o dia dedicado ao Orixá Exu, advindo da mitologia Iorubá, que tem grande influência na Umbanda.