Como saber se foi a resistência do chuveiro que queimou?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 27 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Ligue o chuveiro, deixe a água cair e depois feche. Desligue o disjuntor, ligue novamente e repita o processo. Caso a água não esquente, provavelmente a resistência do chuveiro queimou.

Caso a resistência queime/rompa, e você opte por não efetuar a troca utilizando ainda o mesmo chuveiro, melhor deixá-lo com a chave em modo “desligado/frio”.

Se for mudar o chuveiro todo, desenrosque e mesmo do cano que o liga à parede com delicadeza para não quebrar. Mas se for apenas trocar a sua resistência, pode ser necessário apenas desenroscar a parte inferior do chuveiro para extrair a resistência queimada e trocá-la por uma nova.

O acúmulo de ar na tubulação de água também pode queimar a resistência do chuveiro, mas como assim? A pressão do ar pode fazer com que o chuveiro ligue sem que a água tenha chegado ao reservatório. Nestes casos a resistência aquece sem água o que causa a queima quase que imediata da resistência.

2.160 horas

Você sabia que vida útil das resistências dos chuveiros elétricos é de aproximadamente 90 dias? Não entenda mal: não são 90 dias corridos e sim dias de uso constante. Ou seja: a resistência de um chuveiro comum dura no máximo 2.160 horas.

Primeiro, verifique se a resistência está queimada. Ligue o chuveiro, deixe a água cair e depois feche-o. Em seguida, desligue o disjuntor, ligue novamente e repita o processo. Se a água não esquentar, então é sinal de que a resistência do chuveiro está queimada.

A resistência é o problema mais comum dos chuveiros, ainda mais nesta época do ano. Para evitar queimá-la, abra o registro normalmente (ao invés de abrir pouco) e aumente a temperatura/potência do chuveiro. Dessa forma a resistência vai ficar totalmente imersa na água e não vai queimar.

Chuveiro não liga
Falta de energia elétrica: Deve-se verificar se há corrente elétrica chegando até o chuveiro, pois esta é a causa primária. Defeito: Um dos mais comuns ocorre quando a resistência está queimada e isto acontece com alguma frequência. Neste caso basta trocar a resistência.

O cheiro de queimado surge quando, em termos simples, o fio da instalação do chuveiro é mais fino (de bitola menor) do que o recomendado para a corrente elétrica (amperagem) necessária de acordo com a potência do chuveiro.

Os sinais da presença de um curto-circuito incluem:

  1. Disjuntor que desarma constantemente.
  2. Cheio de queimado perto de equipamentos elétricos.
  3. Aumento inesperado na conta de luz.
  4. Choque leve ao encostar em equipamentos com carcaças metálicas.
  5. Lâmpadas piscando ou que queimam depois de pouco tempo de uso.

pode causar a queima da resistência.

A resistência possui a garantia legal pelo prazo de 3 meses. Esta garantia abrange, exclusivamente, a substituição e/ou conserto apenas das peças que apresentarem, comprovadamente, defeitos de fabricação ou de material. Excluem-se defeitos provenientes do uso e/ou instalação inadequados.

Dessa forma, a resistência elétrica de um chuveiro possui, em seu interior, material condutor com área pequena em formato espiralado, para aumentar seu comprimento e dificultar a passagem de corrente elétrica. Assim, fornecendo uma maior resistência, dissipando mais calor e consequentemente transferindo-o para a água.

Provavelmente deve ter queimado um lado da resistência e por isso interfere em alguma posição de aquecimento. Favor verificar a resistência. Porém se estiver intacta, orientamos encaminhar o produto até uma de nossas assistências técnicas para avaliação.

Resistência queimada
Nesse caso, você pode observar que o aparelho não faz barulho ao ligar ou que a água até esquenta em algumas fases, mas fica completamente gelada ao mudar para outras temperaturas. Se esse for o problema do seu chuveiro, será bem fácil solucioná-lo. Basta trocar a resistência antiga por uma nova.

Resumidamente, o chuveiro com resistência blindada ou ducha blindada oferece mais segurança e durabilidade. A proteção da resistência evita a oxidação, impedindo que ela queime facilmente, e também diminui as chances de choques elétricos.

Entre os principais problemas, alguns possíveis que podemos destacar: ele não esquenta, está cheirando a queimado, está dando choques leves, ou até mesmo está causando quedas de energia na residência. Problemas com a resistência estão entre os mais comuns quando fala-se em chuveiro elétrico.

Confira nossas dicas para aumentar a vida útil do chuveiro e ter banhos sempre quentes.

  1. Preste atenção na pressão da água.
  2. Ligue o chuveiro primeiro no modo morno.
  3. Evite banhos muito demorados.
  4. 110 ou 220.

- Antes de ligar o chuveiro pela primeira vez, coloque na posição desligado e deixe a água correr por alguns segundos, depois feche a torneira e passe para posição desejada. Isso evitará que a resistência queime. - Normalmente os chuveiros elétricos tem uma chave com 3 posições: Inverno, Desligado, Verão.