Como saber se fui bem no teste palográfico?

Perguntado por: aoliveira3 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Portanto, o profissional deve ser capaz de identificar se os palos estão, como já pontuamos, muito estreitos, espaçados, amplos, inclinados, irregulares, crescentes, decrescentes ou equilibrados. Dentro disso, também precisa conhecer como cada um deles se relaciona com a personalidade do candidato.

Olá. O teste palográfico é um teste que avalia a parte quantitativa (quantos palos você fez e quanto muda essa produtividade ao longo do teste) e qualitativo (aspectos da personalidade avaliados através da forma que o teste é feito). Não existe uma quantidade mínima para aprovação.

O teste palográfico é utilizado pelo Detran, sistema de retirada de porte de armas, além de recrutamento e seleção. A eficiência desse teste é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e é uma importante ferramenta na seleção e retenção de novos talentos.

No Palográfico a Produtividade é avaliada pelo numero de traços (palos) realizados durante o teste, expressando a quantidade de trabalho que a pessoa é capaz de fazer. O Ritmo é avaliado pelo Nível de Oscilação Rítmica (NOR), o qual é composto pela variabilidade do indivíduo ao longo dos cinco tempos do teste.

Esses traços são chamados de palos. De acordo com as instruções dadas pelo avaliador, o profissional faz os traços. Dependendo da quantidade, do formato e do posicionamento dos palos, o avaliador identifica características de personalidade. Parece um teste simples – e é mesmo.

Psicotécnico reprova? Sim, há três resultados possíveis para o exame psicotécnico: Apto, inapto temporário e inapto. A primeira categoria é óbvia, a segunda é a reprovação em que o candidato mostre desempenho abaixo da média mínima, mas que pode ser adequado em oportunidades futuras.

Mede-se em milímetros a distância do primeiro ao último palo por intervalo de tempo e divide-se pelo número de palos realizados em cada um dos tempos obtendo-se a média da distância entre os traçados em cada intervalo de tempo. Essas médias devem ser somadas e divididas por 5, conseguindo-se a média global.

O Teste Palográfico foi criado por Salvador Escala Milá, do Instituto Psicotécnico de Barcelona, na Espanha, e desenvolvido e divulgado no Brasil por Agostinho Minicucci. O teste consiste em realizar traços verticais de acordo com o modelo impresso na folha de aplicação original (padronizada).

Como mencionamos, o teste palográfico é de simples aplicação, e funciona da seguinte forma: usando um lápis ou caneta, e uma folha de papel, os candidatos devem seguir as orientações do recrutador e desenhar diversos traços verticais e paralelos, os chamados palos, em sequência.

Com relação ao público-alvo, o teste psicológico Palográfico é igualmente aplicável em crianças a partir de 8 anos, adolescentes e adultos, de forma individual ou coletiva.

O Palográfico (teste dos pauzinhos) é um teste projetivo que fornece informações das características de personalidade do individuo. Os dados são analisados conjuntamente baseados na totalidade de percepções e não a partir dos dados que aparecem isoladamente. Portanto, é a análise do todo que interessa.

Não há limite para o número de repetições, desde que a licença seja válida por 12 meses.

Quando ocorre a reprovação do candidato no Exame de Aptidão Psicológica, ele será chamado para participar de uma reunião na qual o psicólogo (a) da banca avaliadora vai expor as razões da sua reprovação. É muito importante que você esteja preparado aqui.

Logo, não ter marcado todas as setas solicitadas implica em uma determinada interpretação. É seu direito receber um feedback sobre o resultado do teste, bem como compreender o que esse teste avalia. Não fique muito preocupado, pois muitos fatores podem interferir no resultado do teste.

Candidato reprovado em psicotécnico deve ser submetido a novo exame.

É medido o ângulo de inclinação do palo em relação à horizontal. Deve-se observar a inclinação predominante no traçado. Os valores maiores do que 90º apresentam uma inclinação para a direita e os menores do que 90º, para a esquerda.

O teste propriamente dito dura 5 minutos, também controlado de meio em meio minuto.