Como saber se meu namorado tem sífilis?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

O diagnóstico da sífilis é habitualmente feito através de dois exames sorológicos: testes não treponêmicos, como VDRL ou RPR, e testes treponêmicos, como FTA-ABS ou TPHA.

Primeiro vem uma ferida 'inocente' na região genital masculina ou feminina, geralmente mais aparente no pênis do que na vagina. Às vezes, também pode aparecer na boca ou no ânus. “É apenas uma ferida, vai sarar logo”, e é ignorada. De fato, a ferida pode sumir, mas vai reaparecer, em poucos ou muitos anos.

Sífilis latente – fase assintomática
Não aparecem sinais ou sintomas. É dividida em sífilis latente recente (menos de um ano de infecção) e sífilis latente tardia (mais de um ano de infecção). A duração é variável, podendo ser interrompida pelo surgimento de sinais e sintomas da forma secundária ou terciária.

Sífilis primária: ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (vulva, vagina, pênis, colo uterino, ânus, boca ou outro local da pele), que aparece entre 10 e 90 dias após o contágio.

Sintomas da sífilis primária
O período de incubação, ou seja, o intervalo de tempo entre o contágio e os primeiros sintomas, é em média de 2 a 3 semanas. Todavia, há casos em que este intervalo pode ser tão curto quanto três dias ou tão longo quanto três meses.

As lesões causadas por sífilis benigna tardia podem ser facilmente confundidas com outros processos granulomatosos como tuberculose, sarcoide, infecção fúngica e, ocasionalmente, com doença neoplásica. A penicilina ainda é o agente antimicrobiano de escolha em todos os estágios de sífilis.

Homens que tiveram sífilis também devem se certificar de que estão completamente curados antes de tentarem ter filhos, pois podem infectar a parceira, que poderá transmitir a doença para o bebê. Quando ambos estão infectados (homem e mulher), o tratamento deve ser feito em conjunto.

Surgem lesões rosadas, em formas de pápulas, que podem atingir toda a superfície do corpo. A palma das mãos e planta dos pés são caracteristicamente acometidas.

Sífilis primária, secundária e latente precoce: injeção única de 2.400.000 unidades de Benzetacil®. Sífilis latente tardia (incluindo as de “tempo não definido”) e terciária, exceto neurossífilis: 3 injeções de 2.400.000 unidades de Benzetacil®, com intervalo de 1 semana entre as doses.

A penicilina é o tratamento de primeira escolha para a sífilis; entretando, alguns indivíduos apresentam reações alérgicas à penicilina e não podem utilizá-la. A doxiciclina, na forma farmacêutica comprimido e na concentração de 100mg, já é disponibilizada pelo SUS, para outra indicação terapêutica.

“A vantagem do uso da benzilpenicilina é o seu rápido efeito, com início de 15 a 30 minutos após a aplicação. A ação se prolonga por um período de, em média, 21 dias.

Todos os pacientes com sintomas sugestivos de sífilis devem consultar um médico, porque você precisa de tratamento se eles estão infectados, para evitar as complicações sérias que podem ocorrer. É aconselhável que as pessoas com sífilis, evitem ter relações sexuais durante os dois meses após o início do tratamento.

A fase secundária da sífilis pode causar febre, cansaço, perda de apetite e perda de peso. (a pele e a parte branca dos olhos ficam amarelados) e a urina se torna escura. Algumas têm dores de cabeça ou problemas de audição, equilíbrio ou visão, porque o cérebro, os ouvidos internos ou os olhos são infectados.

Se não tratada a tempo, a sífilis traz sérias consequências para a saúde, podendo, inclusive, ser fatal. Prático e rápido, o teste é realizado por profissionais de saúde, que tiram apenas uma gota de sangue da ponta do dedo do paciente para análise do material. O resultado é disponibilizado em até 30 minutos.

A sífilis adquirida até dois anos é considerada recente. Nessa fase, a doença pode manifestar-se como sífilis primária, secundária ou latente recente. Já a infecção presente no indivíduo há mais de dois anos é chamada de sífilis tardia, e pode manifestar-se como latente tardia ou terciária.

É comum o paciente ter muitas manchas vermelhas pela pele, principalmente nas regiões genitais. Essas manchas não coçam e aparecem com frequência também nas palmas das mãos e plantas dos pés. O paciente pode ter febre, mal-estar, fraqueza muscular, dores de cabeça e queda de cabelo.

Diagnóstico precoce e o tratamento para sífilis
Ambos percebem a presença de anticorpos contra o agente causador. A sífilis, quando bem tratada, tem cura. Como é uma infecção bacteriana, o tratamento consiste em injeções do antibiótico Penicilina Benzatina, conhecido popularmente como Benzetacil.

O tratamento é feito com antibióticos e deve ser acompanhado com exames clínicos e laboratoriais para avaliar a evolução da doença. A terapia precisa ser estendida aos parceiros sexuais. A sífilis é uma infecção curável, com tratamento relativamente simples, mas pegar a doença uma vez não promove imunidade.