Como saber se meu projeto é viável?

Perguntado por: itavares . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Devemos estimar os custos fixos e os custos variáveis do projeto. Para isto, além de realizar uma pesquisa e cotação com fornecedores, você poderá analisar projetos semelhantes ou contar com a opinião de especialistas para elaborar suas estimativas.

O que é o estudo de viabilidade? O estudo de viabilidade, às vezes chamado de análise ou relatório de viabilidade, é uma forma de avaliar se o seu plano de projeto pode dar certo ou não. Este estudo analisa a praticidade do seu plano de projeto para determinar se é possível ou não avançar com ele.

Se o resultado do cálculo do VPL for maior que zero o projeto é viável, esse for o contrário, ele deve ser rejeitado. Já no caso da TIR, se a taxa se apresentar acima do custo de capital, o projeto também deverá ser aceito. Se for inferior, deve ser rejeitado.

VPL Negativo = despesas maiores que as receitas, ou seja, o projeto é inviável; VPL Positivo = receitas maiores que as despesas, ou seja, o projeto é viável; VPL Zero = receitas e despesas são iguais, ou seja, a decisão de investir no projeto é neutra.

“O payback é a primeira medida para avaliar o risco do investimento, neste período será quantificado o retorno obtido após a aplicação. Quando o tempo de payback é menor que o tempo estabelecido para recuperar o capital, significa que o investimento é viável”.

Para calcular a viabilidade financeira de um negócio é preciso verificar se as entradas de recursos vão superar os investimentos realizados ao longo de determinado período e se esse valor auferido remunera os investidores de forma satisfatória.

Um negócio viável é um negócio lucrativo, com receitas maiores do que suas despesas. Recuperar uma empresa pouco eficiente requer um corte nos custos ou um aumento significativo no lucro. A viabilidade também é diretamente ligada à solvência e à liquidez do seu negócio.

Como realizar uma Análise de Viabilidade de Projetos?

  1. Entenda o seu negócio e o seu mercado de atuação. ...
  2. Faça uma projeção das receitas, custos, despesas e do fluxo de caixa. ...
  3. Planeje a estrutura e implementação do seu projeto. ...
  4. Analise os indicadores e tome sua decisão.

Como fazer o pedido de viabilidade?

  1. 1 – Acesse o site da Junta Comercial. Pedido de Viabilidade. ...
  2. 2 – Preencha as informações da Aba “Dados da Empresa” ...
  3. 3 – Preencha a aba Objeto Social e CNAE. ...
  4. 4 – Preencha a seção Sócio/Responsável. ...
  5. 5 – Preencha a aba Informações Complementares. ...
  6. 6 – Anote o protocolo.

Fatores Críticos de Sucesso de um projeto ou processo
Entre eles se incluem ferramentas, técnicas, processos e procedimentos usados para definir, planejar, executar e concluir o projeto no prazo e dentro do orçamento.

A avaliação de desempenho por competênciaspode ser integrada aos outros já citados e consiste em avaliar o colaborador com base em 3 principais aspectos: seus conhecimentos (o saber teórico), suas habilidades (o saber prático) e suas atitudes no dia a dia.

O critério usado para a aceitação ou não de determinado projeto é a seguinte: se o VPL for maior que zero, aceita-se o projeto; se o VPL for menor que zero, rejeita-se o projeto. Se o VPL for maior que zero, a empresa obterá um retorno maior do que seu custo de capital.

Com o VPL positivo, temos uma viabilidade de receitas maiores que as despesas, o que tem um bom índice de rentabilidade. Com o VPL igual a zero significa que as receitas e despesas são iguais, ou seja, a viabilidade se dará em cima de um resultado neutro.

O Payback só funciona quando você conseguir fazer uma projeção de caixa precisa, através de um fluxo de caixa; Para ter o fluxo de caixa preciso, é necessário ter um ERP para sua empresa. E a Conta Azul simplifica sua gestão financeira.

Quanto maior o VPL maior é a rentabilidade, quanto menor o VPL maior é o prejuízo, se ficar próximo ou igual a zero o projeto tem uma rentabilidade “neutra”.

O que é o Estudo de Viabilidade Econômico? O estudo de viabilidade econômica consiste em avaliar se determinado projeto ou plano é realizável ou não. Seu principal objetivo é prever ou antecipar os cenários otimistas e pessimistas de um plano.

A razão para uma análise de investimentos é simples: os investidores precisam entender no que estão investindo, caso contrário, será mera especulação.
...
Uma abordagem de baixo para cima pode considerar medidas de desempenho financeiro, como:

  1. margem de lucro;
  2. lucro por ação;
  3. relação preço/lucro;
  4. relação preço/vendas.

Como fazer uma análise de viabilidade?

  1. Entenda o mercado e o seu empreendimento. ...
  2. Faça a projeção das receitas. ...
  3. Faça a projeção dos custos e das despesas. ...
  4. Faça a projeção do fluxo de caixa. ...
  5. Analise os principais indicadores.

A pesquisa de viabilidade consiste em uma consulta prévia, anterior à formalização da empresa e do seu registro. Divide-se em consulta de nome empresarial e de endereço (locacional). A consulta de nome empresarial (realizada pela JucisRS) objetiva verificar se determinado nome empresarial poderá ser utilizado.

O estudo de viabilidade é uma ferramenta capaz de projetar um negócio, produto, serviço ou projeto no mercado, de modo a prever o seu comportamento, aplicabilidade e possíveis retornos. Ele pode avaliar quais são as condições necessárias para que um empreendimento seja rentável.

Estágio II: Sobrevivência
Ao atingir esse estágio, o negócio demonstrou que é uma empresa minimamente viável, ou seja, tem clientes suficientes e consegue os satisfazer com seus produtos ou serviços. O problema chave, entretanto, muda da mera existência para a relação entre receitas e despesas.