Como saber se meu WhatsApp está sendo monitorado pela polícia?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Para sanar a dúvida, só é preciso clicar em “Ajustes”, escolher a opção “WhatsApp Web” e conferir a lista de aparelhos com sessões ativos. Caso algum aparelho não identificado esteja presente, é preciso desconectar a ferramenta.

*#21# Este código vai te retornar os dados, casos existam, do numero pelo qual está sendo encaminhados as suas ligações.

Nesse caso, a polícia não seria capaz de interceptar uma conversa de WhatsApp, por exemplo. O Cellebrite vai permitir ler somente o que já foi gravado na memória física do aparelho, aí são incluídos SMS e outros aplicativos de mensagem.

Já os códigos *#21# ou ##002# são para checagem de informações da operadora ou contratação de serviços na linha.

*#62# Já esse é um código para descobrir o destino das informações quando alguém não consegue entrar em contato com você. Acima de tudo, o certo é que o desvio habilitado seja um dos números de sua operadora. Enviá-lo para caixa postal, portanto, é o melhor método.

Smartphones. Alguns sinais no seu telefone podem ser indícios de que ele esteja hackeado. Consumo maior de dados, superaquecimento e mensagens que você não reconhece podem ser resultado de uma espionagem.

Para isso, basta acessá-los, digitar o seu IMEI e clicar em "CHECK". Em seguida, você verá todas as informações sobre aquele IMEI, dizendo em qual celular ele está ativado. Caso não seja o seu aparelho, você já vai saber que ele foi clonado.

Um indicador aparece na parte superior da tela sempre que um aplicativo está usando seu microfone ou câmera”, afirma a Apple. No Centro de Controle, os usuários podem conferir qual aplicativo está “espionando” suas atividades através do uso do microfone ou da câmera.

O funcionamento acontece de forma simples. Após a emissão da ordem judicial de interceptação das linhas de algum suspeito investigado por departamentos policiais, as operadoras são instruídas a enviarem os dados e os áudios obtidos para as autoridades. Depois que tudo é feito, o backup das escutas é destruído.

Em caso de celular clonado pelo IMEI, a Anatel recomenda entrar em contato com a operadora e solicitar o bloqueio da linha. Da mesma forma, quando a clonagem é feita por aplicativos espiões ocultos, a solução é identificar e desinstalar o programa. É possível ainda formatar o aparelho.

Anúncios estranhos
Esse, sem dúvidas, é o sinal mais evidente de que um dispositivo foi infectado por vírus. Alguns dos malwares mais comuns acabam gerando pop-ups (aquelas janelinhas de propaganda) que aparecem na tela a qualquer momento.

Desde 2016, o WhatsApp oferece aos seus usuários criptografia de ponta a ponta, isso garante que todas as fotos, vídeos, mensagens de voz, atualizações de status, documentos, chamadas e mensagens trocadas por meio do aplicativo somente serão vistas pela pessoa que enviou e pelo destinatário.

Além disso, essas mensagens não podem ser recuperadas para efeitos de prova em processo penal, tendo em vista que a própria empresa disponibilizadora do serviço, em razão da tecnologia de encriptação ponta-a-ponta, não armazena em nenhum servidor o conteúdo das conversas dos usuários.

WhatsApp Hackeado: O que fazer?

  1. Revogar o acesso de dispositivos desconhecidos.
  2. Entre em contato com o suporte do WhatsApp.
  3. Exclua e reinstale seu WhatsApp.
  4. Ative a autenticação de dois fatores.
  5. Alerte as pessoas que você conhece.
  6. Troque de número.

Como funciona o golpe que clona o WhatsApp
A criptografia de ponta a ponta, por exemplo, garante o sigilo da troca de mensagens enviadas entre os usuários. Além disso, não há uma forma oficial de clonar o seu WhatsApp em dois ou mais aparelhos ao mesmo tempo.

Esse recurso de segurança é uma ótima pedida para proteger seu WhatsApp de clonagem.

  1. Ativar a verificação em duas etapas. ...
  2. Bloquear aplicativo com digital. ...
  3. Verificação biométrica no WhatsApp. ...
  4. Aplicativos externos.