Como saber se minha mãe não gosta de mim?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Julga as suas opiniões e não lhes atribui o valor que merecem. Poucas vezes está contente com a sua companhia e tem uma atitude desagradável. Você sente que ela está competindo com você constantemente, tentando mostrar mais sucessos ou mais felicidade na vida dela.

Se a sua mãe só te critica por coisas que você não pode mudar, ou se faz críticas exageradas sobre temas muito sensíveis, talvez ela seja tóxica. Por exemplo: Não respeita sua identidade de gênero ou orientação sexual. Faz pouco caso das suas vitórias.

A mãe tóxica tem dificuldade de dialogar e manter uma boa relação com os filhos.
...
As características principais são:

  1. Culpam seus filhos por suas frustrações;
  2. Não valorizam os filhos e seus esforços;
  3. Criticam os filhos de maneira severa e impiedosa;
  4. Fazem chantagem emocional;
  5. Não aceitam ser contrariadas.

A minha primeira recomendação é de procurar falar do que está acontecendo, com uma pessoa da sua confiança, se você conseguir encontrar tal pessoa, seja na família ou entre os professores na escola. Uma pessoa que não te dá conselhos mas te escuta, nada mais.

Entre as variáveis que podem explicar essa predileção estão as qualidades ou características de personalidade partilhadas entre pais e filhos, "os sistemas de educação a que os pais foram sujeitos, o facto de terem irmãos ou de serem filhos únicos, as expectativas em relação à parentalidade".

Um artigo publicado na revista científica fluminense “Estudos e Pesquisas em Psicologia”, em 2015, indica que esse grupo de pessoas, que se sentem excluídas e indesejadas, apresenta risco maior para delinquência, abuso de substâncias, evasão escolar e depressão.

Consequências A falta materna pode gerar: desequilíbrios emocionais insegurança sentimento de rejeição complexo de inferioridade irritabilidade depressão distúrbios do sono a sensação de não pertencimento dependência de relações amorosas Porém todos esses resultados podem ser evitados ou minimizados, o que dependerá do ...

"É normal se sentir irritada, nervosa e até mesmo com raiva do filho", esclarece a neuropsicóloga Deborah Moss, mestre em Psicologia do Desenvolvimento (USP).

Afastar-se do seu pai ou da sua mãe vai ajudar você a se sentir mais confiante para encarar o mundo de frente. Caso não queira cortar o contato completamente, reduza as visitas e comunicações por um tempo para ver como você se sente com os seus pais ocupando um espaço menor na sua vida.

Tente reconhecer e evitar os gatilhos dela.
Desvie do assunto sempre que ela estiver por perto. Ter que pisar em ovos ao falar sobre coisas do seu interesse só porque ela está ouvindo é injusto e nada agradável, mas se for a única forma de conseguir interagir com ela na boa, vale a pena fazer o esforço.

A culpa é sempre da mãe, por ter filhos tão nova. A culpa é da mãe se os filhos correm riscos a todo momento, principalmente se forem meninas. A culpa é da mãe por ter "colocado elas no mundo", e deve assumir as consequências disso. A culpa é da mãe se a filha solta a mão, corre e cai.

Se a atenção se desvia da mãe, a criança sofre retaliação, humilhações e castigos. Uma mãe narcisista pode ter ciúmes de sua filha por muitas razões: a sua aparência, a sua juventude, bens materiais, realizações, educação e até o seu relacionamento com o pai.

Aquele que ama pai ou mãe mais do que a mim não é digno de mim. E aquele que ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim. Aquele que não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim. Aquele que acha a sua vida, a perderá, ma s quem perde sua vida por causa de mim, a achará (Mateus 10,37-39).

Quando as mães chegam ao ponto de não acreditarem que estão a cumprir as suas funções e prioridades na perfeição, começam a desvalorizar o seu papel enquanto mãe e mulher. É o que os especialistas chamam de “síndrome da péssima mãe”.

Por isso, é importante manter sempre contato com ela. E manter contato não é apenas mandar uma mensagem ou ligar, vai além disso. Significa, por exemplo, perguntar como está a vida dela ou pedir para que ela conte um pouco do que já viveu. Fazer isso mostra que você se interessa e valoriza a presença dela.

Dicas

  1. Se você se estressa muito quando lida com a sua mãe, crie escapes para seu estresse. Fazer exercícios, escrever em um diário, e conversar com alguém podem ser alternativas úteis para aliviar o estresse.
  2. Independente do quanto se sentir frustrado com a sua mãe, evite ceder às drogas ou ao álcool.

Mãe a despedida e enorme a saudade é tamanha mas o meu carinho e amor por você terá sempre a capacidade de alcançar as grandes conquistar, dedico essa força e dedicação a você! Hoje eu pensei em você com saudades e meu coração se encheu de tristeza e fez as lágrimas transbordarem pelos meus olhos.