Como saber se o bebê está com frio à noite?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Mas como saber se o bebê está com frio dormindo? As orientações são basicamente as mesmas. Observe se o seu filho demonstra algum desconforto e toque delicadamente a barriga, o peito e a nuca. Lembre-se de que é natural a temperatura abaixar durante o sono, porém temperaturas abaixo de 36°C são um sinal de hipotermia.

Aposte em blusas de manga comprida, agasalhos, gorros e outras roupas de inverno para bebês. Observe se as peças não estão apertadas ou machucando o bebê de alguma forma. As etiquetas e botões, às vezes, podem incomodar as crianças, então preste atenção a esse ponto.

Seu bebê acordou a noite e não é fome, nem fralda suja ou pesadelo? Bom, ele pode estar com frio ou calor! E é justamente o desconforto causado por esse frio ou calor que fez o pequeno acordar.

Vestir o bebê para dormir é uma tarefa importante para garantir que ele esteja confortável e seguro durante a noite. O ideal é que o bebê use roupas adequadas à temperatura do quarto, pois usar roupas muito quentes ou muito leves pode comprometer a saúde e bem-estar do bebê.

A pele dos bebês resseca e desidrata nos meses mais frios, o que pode gerar complicações como dermatite atópica e coceira. Por isso, é necessário manter a pele da criança hidratada e protegida. Além de fazer com que ele beba bastante água e se alimente bem.

De acordo com médicos e especialistas, nos primeiros meses de vida não é necessário que o recém-nascido durma com travesseiro. É mais indicado que ele esteja em uma superfície plana, firme e macia para acomodar corretamente a coluna do bebê.

5 dicas para o bebê dormir quentinho

  1. Você já deve ter ouvido falar sobre o risco de usar cobertor ou mantinhas no berço do bebê. ...
  2. Criar uma base quentinha para o bebê deitar. ...
  3. Usar o saco de dormir! ...
  4. A dica mais óbvia, vestir um pijama bem quentinho! ...
  5. E por fim, manter a temperatura do quarto aquecida.

Sim, leu bem, na temperatura certa - nem com frio, nem com demasiado calor! Os gorros e toucas, por exemplo, são um excelente elemento na regulação da temperatura para que o bebé se sinta confortável. Para ver se ele está muito quente basta colocar o dorso da sua mão na nuca ou no tronco do bebé e avaliar.

Você pode colocar um body por baixo, uma calça e um macacão por cima. Opte por aquelas de algodão, pois a lã pode dar alergia e ressecar a pele, e o náilon não é adequado para baixas temperaturas. Como os bebês perdem muito calor nas extremidades, mãos, pés e couro cabelo ficam mais gelados.

O berço aquecido é considerado equipamento indispensável nas maternidades e em UTIs neonatais, pois aumentam as chances de sobrevida de bebês prematuros e garantem mais proteção e bem-estar durante tratamentos e internações hospitalares.

Feche portas e janelas para evitar correntes de ar e deixar o ambiente mais quentinho. Se for dar banho no banheiro, aproveite o vapor da água para esquentar ambiente enquanto você enche o balde ou a banheira. A temperatura da água deve estar entre 36 e 37° C. Existem termômetros próprios para o banho do bebê.

Mãos. As mãos do bebê geralmente são o maior 'termômetro' para que os pais percebam que o bebê está passando calor ou frio. Se percebem que as mãos do pequeno estão frias, já correm para agasalha-lo. Porém, no caso do bebê, as mãos costumam ficar mais frias que as outras partes do corpo.

Se o bebê estiver com a barriga, o peito ou as costas frias, provavelmente está com frio e, por isso, deve-se vestir o bebê com mais uma camada de roupa. Por exemplo: vestir um casaco ou uma roupa de manga comprida se o bebê estiver vestido com uma roupa de manga curta.

Pés e mãos gelados não significam, necessariamente, que o bebê esteja com frio. Diante da imaturidade dos seus órgãos e da sensibilidade da pele, a temperatura pode ser apenas uma questão de circulação.

Indicada para recém nascidos e pequenos até 6 meses, a Meia de Bebê protege o pé do seu filho, oferecendo conforto e suavidade para que ele possa se desenvolver livremente.

22º e 24º C: Usar um body comprido já basta para deixar seu bebê confortável; 24º e 25º C: Somente um body curto com um shortinho é suficiente; Acima de 26º C: Use apenas um body curto e, nos dias de maior calor, apenas uma blusinha e um short podem ser suficientes.