Como saber se o mamão é hermafrodita?

Perguntado por: uflores . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

elas possuem apenas o órgão feminino. e tem o formato mais arredondado e. por isso também formam frutos mais arredondados. as flores do mamão hermafrodita.

A sexagem do mamoeiro é feita no início do florescimento, em torno de três a quatro meses após o plantio, quando se torna possível a identificação do sexo pela observação de suas flores, uma vez que o tipo de flor determinará o formato dos frutos (Costa et al., 2003a).

Para que seus mamoeiros possam dar frutos é preciso que tenha, na proximidade, pelo menos 1 mamoeiro macho para cada 15 mamoeiros fêmea então, você precisará ter mais do que um pé de mamão em sua casa e, garantir que tem um macho e um fêmea, pelo menos, certo?

Atualmente, as variedades de mamão mais cultivadas comercialmente pertencem aos grupos Solo e Formosa. As variedades do grupo Solo são exploradas em várias regiões do mundo, por produzirem frutos preferidos no processo de exportação, com polpa avermelhada, de tamanho pequeno e com peso variável de 300g a 650g.

De acordo com Badillo, (1971), a fecundação das flores de mamoeiro é feita pelo pólen disperso tanto por insetos quanto pelo vento, chegando a distâncias inferiores a 1 km. Nos estudos de fluxo gênico são consideradas duas abordagens: a ecológica e a genética, podendo esta última ser direta e indireta.

adubação orgânica

O mamoeiro gera bons resultados com a adubação orgânica. Por isso, o pesquisador indica adubos como tortas de mamona e cacau, estercos de gado e galinha aplicados no plantio das mudas em campo.

10 meses

Essa variação de tempo vai depender de dois fatores principais, que são os cuidados durante o cultivo e a espécie escolhida. Enquanto isso, um pé de mamão vai levar entre 8 e 10 meses para começar a dar frutos.

Os mamoeiros começam a produzir entre oito e dez meses depois do plantio. Os frutos chegam a pesar 1,8 kg e têm boa aceitação no mercado. No ciclo completo, de dois anos, o produtor conseguiu faturar R$ 180.000/ha.

A propagação do mamoeiro pode ser realizada por sementes, estaquia e enxertia, e dois são os grupos de variedades: “Solo”, ou mamão havaiano e os híbridos do grupo “Formosa” ou “Tainung”.

Basicamente, pode-se classificar os mamoeiros, quanto ao sexo, em dois tipos: dióicos e ginóico-andromonóicos. São mamoeiros originários dos cruzamentos de plantas do sexo masculino com plantas do sexo feminino.

O método testado foi de podar o tronco principal a uma altura de até um metro do solo, e deixar ramos laterais na parte superior do tronco, formando uma nova copa, que entra em produção logo em seguida.

Irrigação. O mamoeiro precisa de muita água para crescer e no momento de produzir. A irrigação das mudas deve ser realizada pelo menos duas vezes por dia. Mas ele não tolera encharcamento, então fique bem atento na hora de fazer a irrigação.

Em condições de elevada demanda atmosférica, com as plantas adultas e em produ- ção, entre o 9o. e o 12o. mês, pode-se recomendar a aplicação máxima diária de até 35 litros de água planta-1 dia-1.

Após germinados, os mamoeiros devem ser plantados com uma distância de 2 metros entre as plantas e de 3 a 4 metros entre as linhas, com aplicação de adubo orgânico ao menos uma vez a cada dois meses. O mamoeiro só produz fruto com a presença de, pelo menos, um macho a cada 10 ou 15 fêmeas.

Muitas vezes, para antecipar esse processo e "tirar o seu amargor", costuma-se riscar a casca da fruta por onde escorre um látex esbranquiçado e pegajoso. Esse látex é muito rico em uma substância chamada papaína, uma enzima especial que digere proteínas, auxilia na assimilação de nutrientes e no processo digestivo.

O mamoeiro pode ser plantado tanto em fileiras simples como em fileiras duplas (Fig. 6 e 7). No sistema de fileiras simples, o espaçamento varia de 3 m a 4 m entre linhas, e de 1,80 m a 2,50 m entre plantas dentro das linhas.

Pode ser usado como expectorante, antiinflamatório, antioxidante, enfim.

O formato do mamão varia segundo a espécie. O mamão-da-baía é alongado, lembrando uma grande pêra. O mamão-da-índia tem saliências no sentido longitudinal. O mamão-macho, também conhecido como mamão-corda, é fino e comprido.

Folhas do mamoeiro
As folhas das plantas amarelando nem sempre são um sinal de doenças. Muitas vezes, mudar a quantidade de regas, já é o suficiente para solucionar o problema. Nesse primeiro exemplo, o problema é justamente a falta de regas.