Como saber se o meu vizinho está roubando a minha energia?

Perguntado por: ocamilo . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Como saber se estão roubando a sua energia elétrica

  1. No período de conta mais alta, mais pessoas estavam em casa ou passando maior tempo na residência?
  2. Houve um aumento no uso de equipamentos elétricos ou houve alguma aquisição de aparelho que consuma mais energia como máquina de lavar, geladeira ou micro-ondas?

O crime de furto é punido com pena de reclusão de um a quatro anos e multa, de acordo com o artigo 155 do Código Penal. Em contrapartida, o delito de estelionato, punível com pena de reclusão de até cinco e multa, está previsto no artigo 155º do Código Penal ou o artigo 171 do mesmo código.

Um teste rápido e simples ajuda a identificar se há problemas na residência. Basta desligar todos os aparelhos e retirá-los da tomada. Apague também as luzes e observe o relógio medidor de energia. O disco ainda pode girar até completar uma volta, mas se ele não parar significa que existe fuga, explica Forgerini.

Como identificar fugas de corrente

  1. Desligue a iluminação e todos os equipamentos das tomadas.
  2. Verifique se o disco do medidor continua girando. Em caso afirmativo, existe fuga de corrente.
  3. Constatada a fuga de corrente, desligue a chave geral para identificar sua origem.

Furto de energia é puxar energia diretamente da rede elétrica da CEMIRIM sem a medição do consumo e o conhecimento da Cooperativa. São os conhecidos “gatos”. Fraude é quando o consumidor rompe os lacres da sua medição e manipula o consumo do seu relógio de energia com o objetivo de reduzi-lo.

Existem algumas formas para identificar um possível gato como:

  1. Verificar se o medidor analógico continua se movendo mesmo com tudo desligado;
  2. Verificar se a luz vermelha do medidor digital continua piscando;
  3. Desconfiar em caso de conta de energia mais cara do que o habitual.

A inspeção visual tem como objetivo validar que o equipamento se encontra de acordo com o modelo aprovado pelo INMETRO. São inspecionados a integridade dos lacres, a carcaça e as ligações do equipamento. Desse modo, buscando por qualquer irregularidade que possa indicar uma possível fraude no medidor de energia.

Furto de energia é puxar energia diretamente da rede elétrica da CEDRAP, sem o conhecimento e a autorização da Cooperativa. São os conhecidos “gatos”. Fraude é quando o consumidor rompe os lacres da sua medição e manipula o consumo do seu relógio de energia com o objetivo de reduzi-lo ou não.

O que fazer se descubro que estão fazendo “gatos”? Se o eletricista chegar à conclusão de que o problema não é interno, o cliente deve acionar a distribuidora responsável pela sua região para uma análise do medidor de energia e da rede elétrica que o abastece.

Como Ocorre a Troca de Energia Entre Pessoas? A troca de energia entre as pessoas ocorre, basicamente, através de interações, como, por exemplo, uma conversa, um abraço, um aperto de mão, um gesto, uma mensagem ou ligação telefônica, enfim, qualquer tipo de contato que se tenha com alguém.

Todavia, constatado o furto ou a fraude, poderá ter o fornecimento de energia elétrica suspenso, bem como poderão ser cobrados os valores de consumo retroativos referente ao período fraudado e acrescidos de multa (que pode ser de 02% ou 30% do valor do débito).

Um teste rápido e simples ajuda a identificar se há problemas na residência. Basta desligar todos os aparelhos e retirá-los da tomada. Apague também as luzes e observe o relógio medidor de energia. O disco ainda pode girar até completar uma volta, mas se ele não parar significa que existe fuga, explica Forgerini.

Confira os sinais de que um curto-circuito pode acontecer

  1. disjuntores que desarmam com frequência;
  2. lâmpadas que queimam rápido demais;
  3. tomadas manchadas na cor preta;
  4. queda constante de energia;
  5. cheiro forte de queimado;
  6. aumento da conta de luz.

Como resolver? Lembre-se de contratar um profissional qualificado para resolver a fuga de corrente. Não faça nenhum reparo com a chave geral ligada e, em hipótese alguma, utilize moedas, fios, lâminas de estanho ou de alumínio no lugar de fusíveis e disjuntores.