Como saber se o shimeji estragou?

Perguntado por: aguedes7 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Observe se os cogumelos aparentam secos e quebradiços. Tateie o pezinho e o chapéu e verifique se este não está murcho e sem consistência. Estes sinais indicam que não deve ser consumido. Tente perceber através do cheiro do cogumelo algum indicio de odor de amônia, indicando também deterioração.

Vá lavando os cogumelos delicadamente com água corrente (o cheiro não é muito agradável mesmo mas desaparece no processo).

Para a surpresa de muitos, não devemos lavar os cogumelos com água corrente. O chef Flávio Tomio, afirma que ''o cogumelo acumula muito líquido e, por isso, perderá sabor e consistência caso entre em contato direto com muita água''.

Você também pode identificar que um cogumelo está estragado quando notar alterações em sua textura. Verifique se eles aparentam estar secos ou quebradiços. Aperte delicadamente os talos e chapéus para perceber se eles estão murchos. Se tiverem essas características, é bom dispensar seu consumo.

Cogumelos de mercado frescos devem ser mantidos em geladeira, eles tem duração de sete dias, mas sua durabilidade pode ser aumentada se fizer pequenos furos no plastico da embalagem para que os cogumelos possam respirar.

O shimeji tem algumas variedades, com formatos e tamanhos de chapéus variados e com uma pequena diferenciação de sabor. O importante é estejam com os chapéus um pouco fechados. Tem um cheiro suave, não podem ter cheiro de azedo ou de estragado. Sem sinais de mofo, viscosidade e de umidade excessiva dentro da embalagem.

Não é recomendado congelá-los;
4. Eles devem ser armazenados na geladeira; 5. Procure consumi-los em até 10 dias.

Depois de guardados, os cogumelos devem ser mantidos na geladeira, para evitar que se decomponham. Nessas condições, eles chegam a durar meses. A mesma orientação vale para os cogumelos secos. "Quando são conservados, eles são usados só na finalização da receita, pois já estão cozidos", diz Silvia Percussi.

Dica básica: nada de lavar os cogumelos em água corrente! Esse é um grande erro de quem vai fazer pratos com esse ingrediente pela primeira vez. Eles absorvem água com muita facilidade, portanto, ao serem lavados em água corrente, acabam ficando encharcados e podem ficar murchos depois de refogados.

Seja de qual tipo ele for: shimeji, shitake, paris, eryngui, portobello, em todos estes os talos são comestíveis e seguros para serem utilizados em receitas. Há várias formas de usar os talos dos cogumelos na culinária. Você pode fazer caldos para sopas, caldos para risotos, salgadinhos, recheios e outras delícias.

video_content

Benefícios do shimeji
Ele é pobre em calorias e gorduras, mas rico em fibras e proteínas dietéticas. Além disso, os cogumelos shimeji contêm beta-glucanos, polissacarídeos que aumentam a imunidade,e podem ajudar no combate ao câncer (confira estudos a respeito: 1).

Cogumelo Shimeji
MODO DE PREPARAR: Hidrate antes de usar. Para hidratar coloque de molho em água quente por 30 minutos ou até ficar macio. Use em substituição aos cogumelos frescos nas receitas.

Shimeji: muito utilizado na comida japonesa. Ele tem um talo comprido, fino, tem textura fibrosa e aveludada. Ele é pequeno e a coloração pode variar de cinza a marrom. Tem um sabor mais intenso e amargo.

Quantidade recomendada
Não existe uma quantidade exata recomendada para o consumo de shimeji. Especialistas orientam em torno de 250 a 300 gramas por semana.

O Shimeji carrega uma considerável quantidade de ácido fólico que evita a má formação do feto e más formações congênitas, previnem doenças cardiovasculares, desordens mentais, câncer e o mal de Alzheimer. Previne a osteoporose, impulsiona o sistema imunológico combatendo diabetes, asma e alergias.

Local: cogumelos precisam ser armazenados em local refrigerado (geladeira comum ou câmara fria) até o consumo; Temperatura: de 2 a 8°C.