Como saber se preciso atualizar meu Cadastro Único?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

O usuário poderá verificar se seus dados cadastrais estão atualizados ou não pelo aplicativo do Cadastro Único ou na versão web através do endereço cadunico.cidadania.gov.br.

Se precisar atualizar o Cadastro Único, o responsável pela família precisa ir pessoalmente ao CRAS com todos os documentos necessários. Em alguns municípios, o atendimento é feito sob agendamento.

O Ministério da Cidadania diz que neste ano apenas as famílias com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único. As famílias que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.

“As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração.

Prazo: dezembro/2022.

As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração.

Para usar o sistema digital faça o passo a passo:

  1. Acesse o App Meu CadÚnico ou site;
  2. Selecione a opção “Atualização cadastral”;
  3. Faça login com dados do Gov.br;
  4. Preencha os dados, insira novas informações ou confirme as já existentes;
  5. Clique em “Enviar cadastro”.

O ministério informou ainda que o cidadão pode fazer o recadastramento pelo aplicativo ou pelo site do CadÚnico, no link "Atualização por confirmação", se não tiver ocorrido alguma mudança no cadastro. No entanto, se renda, composição familiar ou endereço mudaram, é obrigatório ir ao Cras para atendimento presencial.

Para receber o Auxílio Brasil, as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), e com cadastro atualizado há menos de 24 meses.

Os segurados de benefícios sociais do Governo Federal, como o Auxílio Brasil, que ainda não atualizaram seus dados, deverão atualizá-los nos próximos dias para recadastramento no programa.

As famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) podem ter benefícios sociais suspensos e até cancelados se não atualizarem seus cadastros. A partir de julho de 2023, esse público também corre o risco de ser excluído do cadastro, segundo o Ministério da Cidadania.

Depois da atualização do cadastro, as informações serão avaliadas pelo sistema. A família poderá a voltar a receber o benefício se, após essa avaliação, continuar com perfil para permanecer no Auxílio Brasil.

Como consultar o Cadastro Único 2023? Para saber se você está inscrito no CadÚnico a consulta pode ser feita pelo novo site do Cadastro Único em cadunico.dataprev.gov.br (é necessário fazer login com CPF e senha do login Gov.BR). O portal oferece a consulta por CPF, consulta simples e consulta completa aos dados.

O que acontece se não atualizar? A falta de atualização dos dados no CadÚnico pode gerar o bloqueio dos benefícios recebidos e, posteriormente, o cancelamento dos subsídios. E ainda, caso não haja atualização por muito tempo a família poderá ser excluída do CadÚnico a partir de julho de 2023.

Mas caso seu cadastro esteja desatualizado, você não poderá receber benefícios sociais como o Auxílio Brasil, seguro-desemprego, FGTS, dentre outros.

Pra saber o número do NIS ou ver se as suas informações estão atualizadas não é mais preciso ir até o Cras. O Ministério do Desenvolvimento Social lançou uma ferramenta online, a Consulta Cidadão, que vai facilitar a vida dos usuários do Cadastro Único.

Por meio do Aplicativo do Cadastro Único ou pelo acesso web no site do Ministério da Cidadania. O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na sua versão web através do endereço cadunico.dataprev.gov.br/#/consultaSimples.

Como saber se o meu Auxílio Brasil está bloqueado? O principal sinal de que o Auxílio Brasil está realmente bloqueado é não receber o pagamento na data prevista. No calendário, o pagamento é realizado de acordo com o número do PIS. Confira o calendário de 2022.

Se você e sua família se enquadram em extrema pobreza ou situação de pobreza (renda mensal por pessoa de R$ 105,00 - R$ 210,00), terão acesso ao benefício.

Instalar as atualizações do Android mais recentes disponíveis

  1. Abra o app Configurações do smartphone.
  2. Perto da parte de baixo, toque em Sistema. Atualização do sistema.
  3. Você verá seu status de atualização. Siga as etapas mostradas na tela.

A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias.