Como saber se preciso limpar os bicos?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

A limpeza dos bicos injetores, apesar de importante, não deve ser feita periodicamente - apenas quando você começar a reparar em certos problemas no veículo. Entre eles, a perda de potência, o aumento no gasto com combustível e falhas na aceleração. Estes podem ser “sintomas” de um bico injetor com problemas.

Os preços variam de cada oficina custando em média de R$80,00 A 120,00 Reais. Apesar de parecer alto esse custo é bem menor do que a troca dos bicos, que pode custar facilmente até cinco vezes o valor da limpeza. Isso explica porque a limpeza é tão comum apesar de ser controversa.

Um dos sintomas mais comuns de que os bicos injetores estão sujos é a marcha-lenta irregular, além da perda de força no momento da arrancada do veículo e falhas. utros fatores também podem causar o depósito de sujeira na válvula injetora além do uso de um combustível ruim, como é o caso do alto consumo de óleo.

3 – Bicos - A aditivada mantém limpos os bicos da injeção eletrônica. Se você sempre usar a gasolina aditivada e a manutenção do carro estiver em dia, possivelmente nunca precisará fazer a limpeza dos bicos.

A indicação do uso de querosene para limpar os bicos injetores.

O motivo é simples: bicos injetores são autolimpantes. Mas, se são assim, por que há tanta discussão quanto ao assunto? O motivo também é simples: o combustível. No caso de gasolina ou álcool adulterados, é exatamente o combustível que leva sujeira ao bico injetor, o que causa entupimento.

Outra forma de limpar bicos injetores do carro é com a aplicação de um produto químico. Neste caso, a limpeza é feita pelo próprio mecânico, que injeta a substância na flauta e ativa o motor. A sujeira presa na estrutura das válvulas injetoras começa a se soltar e fica diluindo por um tempo.

A limpeza dos bicos injetores, apesar de importante, não deve ser feita periodicamente - apenas quando você começar a reparar em certos problemas no veículo. Entre eles, a perda de potência, o aumento no gasto com combustível e falhas na aceleração. Estes podem ser “sintomas” de um bico injetor com problemas.

A aplicação dos Aditivos deve se feita apenas em trocas, não realizar completagem. Ou seja sempre aplicar com o tanque vazio e na sequência abastecer até encher o tanque. No máximo quantos litros de combustível são necessários para a ação do aditivo na limpeza dos bicos injetores?

Quanto custa a manutenção da injeção eletrônica? O valor da manutenção da injeção eletrônica pode variar de uma oficina para outra. Mais em média, o serviço de inspeção e limpeza pode custar R$ 190,00. Isso também vai depender do equipamento utilizado por cada oficina mecânica.

Se o seu motor engasga quando acelera, pode ser o caso de limpar o canal ou remover a sujeira do tanque. Em casos mais graves, será necessário trocar a bomba de combustível.

O que estraga a injeção eletrônica? O bico ejetor de combustível, quando entupido ou sujo, pode trazer dores de cabeça ao condutor – portanto, é preciso estar alerta ao seu funcionamento. Ele é o motivo para que a maioria dos problemas na injeção eletrônica afetem o motor do veículo.

A prática é tão antiga quanto duvidosa: não há registro de que funcione. A “lenda” de que misturar querosene ao combustível ajuda a limpar os bicos injetores tem origem bem antiga, principalmente entre os motores a diesel mais velhos, antes da adoção de tecnologias como a injeção direta de alta pressão.

Gasolina Podium – É a gasolina mais avançada, de maior octanagem comercializada mundialmente (IAD=97*). É menos poluente, apresentando teor de enxofre de 30 ppm. Sua coloração é levemente alaranjada devido ao corante adicionado ao etanol anidro.