Como saber se seu bebê está atravessado na barriga?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Algumas mulheres podem sentir o bebê cair como um movimento repentino e perceptível. Outros podem não perceber que isso está acontecendo. Algumas mulheres podem perceber que o abdome se sente mais leve depois que o bebê caiu.

A posição cefálica é quando o seu filho fica com a cabeça para baixo e as costas viradas para a sua barriga. Essa é a postura considerada mais adequada para o nascimento do seu bebê.

Especialistas afirmam que o bebê pode virar até mesmo na hora do parto, porém com um prognostico favorável da posição correta ainda antes deste desse momento, tranquilizará médico e parturiente. Normalmente o bebê vira em torno da 30ª a 34ª semanas de gestação, porém alguns bebês o fazem antes ou depois desse prazo.

transversal (ou córmica): a mais rara estatisticamente falando (cerca de 1% dos casos), quando o bebê está atravessado no útero da mãe.

Depois de 28 semanas de gestação a grande maioria dos fetos está em apresentação cefálica. Quando a mamãe descobre que o bebê está com a cabeça para baixo poderá ficar preocupada com a proximidade do parto, uma vez que o bebê ainda não está pronto para nascer.

Na posição transversa, o feto está atravessado sobre o canal vaginal na posição horizontal e o ombro vem primeiro. Um parto por cesariana é realizado, a menos que o feto seja o segundo de uma dupla de gêmeos. Nesse caso, o feto pode ser girado para que o parto seja pela vagina.

Afinamento do colo do útero:
Quando o parto está prestes a acontecer, a barriga fica baixa naturalmente. Normalmente esse acontecimento é bem próximo ao parto, algumas horas ou mesmo um dia antes. É normal o bebê começar a descer conforme o trabalho de parto avança. O colo do útero, antes grosso, começa a afinar.

Desenvolvimento do bebê com 28 semanas de gestação
A posição do bebê com 28 semanas é cefálica, ou seja, quando ele está virado para baixo.

Por que, então, alguns bebês não viram? Muitas vezes, não se trata de uma simples divergência em relação ao que é conforto, mas algo que os impede de fazer o movimento mais natural.

Antes das 28º semanas, aproximadamente 20% a 25% dos bebês ficam sentados, mas no final da gestação, apenas 3% a 4% dos bebês permanecem nesta posição. A maioria dos bebês que continuam sentados até o final da gestação, é devido a alguma alteração no formato do útero ou a alguma alteração da posição da placenta.

Por meio de um bastão é feito uma combustão de ervas perto do dedinho do pé da gestante. Esse local está relacionado ao útero da mulher e , segundo estudiosos, esse calor provocado pelo bastão chaga até o útero deixando o bebê mais ativo e com mais tendência a virar na pelve da mãe.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

Bebê que mexe muito é saudável, sim!
Os médicos afirmam que essa movimentação toda é fruto de uma boa oxigenação e nutrição. Porém, não se assuste se o seu pequeno for mais quietinho, pois essa situação também é completamente normal.

O sétimo mês vai da semana 28 à semana 32. Ao final dessa fase, o bebê terá cerca de 2 kg e em torno de 40 cm — seu corpo está concluindo os passos finais do desenvolvimento, mas o crescimento continua até o parto.

Esse período se inicia na semana 32 e vai até a semana 36.

Provavelmente, ele já está de cabeça para baixo, a posição ideal para o parto. Mais de 90% dos bebês escolhem, naturalmente, essa posição – ele fica com o rosto virado para a sua barriga. Cerca de 4% dos bebês ficam sentados dentro do útero. Essa posição pode dificultar, mas não impedir, um parto normal.

O que fazer? A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) recomendam que seja oferecido a toda gestante com 36 semanas completas, e bebê pélvico (sentado), pelo menos uma tentativa de VCE.

Esta posição é esperada nesta etapa da gestação, no entanto nem sempre ocorre desta forma. Muitos bebês, mesmo já nesta fase adiantada da gestação, ficam sentados, na posição pélvica. Apesar de não ser a posição ideal, não precisa ficar receosa, ainda é possível que ele vire até o parto2.

Geralmente, a movimentação fetal costuma ser mais intensa à noite, especialmente entre às 21h e 2h da madrugada. Outra informação importante a ser compartilhada é que o bebê, quando está acordado, se mexe, aproximadamente, 30 vezes por hora.