Como saber se tenho genética boa para fisiculturismo?

Perguntado por: uneves5 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Uma pessoa com um genótipo “aditivado” é perfeita para o fisiculturismo. Ela verá ganhos significativos em massa muscular, perdas em gordura corporal e ganho de peso com qualidade em resposta ao treinamento de musculação.

Considerados os abençoados pela genética, os mesomorfos são os que têm mais facilidade em obter bons ganhos de volume de massa muscular dentre os três tipos de biotipo corporal.

Por fim, não se esqueça que ganhar massa muscular é um processo mais demorado do que emagrecer. É mais fácil perder 5 quilos de gordura do que ganhar 5 quilos de massa muscular. Ambos os efeitos, no entanto, são poderosos do ponte de vista estético.

Os indivíduos mesomorfos têm uma estrutura óssea larga, músculos grandes e um corpo naturalmente atlético. Assim, não surpreendentemente, são o melhor tipo de corpo para musculação.

É necessário ter em mente que existem genes dominantes, por um lado, e genes recessivos, por outro. Os primeiros são “mais fortes”, de tal forma que eles representam maior probabilidade de determinar certas características.

Recomendamos sempre passar por uma avaliação com um nutricionista, ou um profissional de educação física, para verificar melhor as suas medidas corporais, como dobras cutâneas, peso e circunferências, permitindo identificar melhor as suas características e o seu biotipo.

Teste de pulso

  1. Ectomorfo – polegar e dedo médio sobrepostos com facilidade. Dificuldade em ganhar gordura e músculo;
  2. Mesomorfo – polegar e dedo médio tocando um ao outro. Perde gordura corporal facilmente e ganha músculo rapidamente.
  3. Endomorfo – O polegar e o dedo médio não entram em contato.

Para alcançar o corpo de fisiculturista, você deve estar preparada para ganhar muita massa muscular. Isso significa treinos focados em grupos musculares específicos e um trabalho levado até a exaustão.

Tornar-se um fisiculturista natural é viável a partir do momento que o atleta compreende e respeita as suas próprias limitações genéticas, bem como sua saúde a longo prazo. Ainda é importante que seus objetivos físicos sejam alcançáveis.

Célio Rafael Antônio Brandão

Célio Rafael Antônio Brandão, mais conhecido como apenas Brandão, (Garça, 24 de junho de 1993) é um fisiculturista profissional brasileiro. Atualmente, é considerado um dos dez principais fisiculturistas do mundo e a principal revelação do esporte no Brasil. Tem 180cm de altura e pesa aproximadamente 125 kg.

A pessoa considerado “magro de ruim” pode parecer e na verdade não ser. O que a genética individual pode de fato propiciar não é apenas uma maior (ou menor) compulsividade alimentar, como também diferenças na facilidade de armazenamento de gordura corporal.

O estudo mostrou que a expectativa de vida de homens e mulheres obesos era 4,2 anos e 3,5 anos mais curta, respectivamente, do que de quem estava dentro da faixa de peso saudável do IMC. Para quem estava abaixo peso, a diferença registrada foi de 4,3 anos (homens) e 4,5 anos (mulheres) anos.

Em outras palavras um falso magro é caracterizado por ter:
Não necessariamente estar acima do peso; Não necessariamente possuir um percentual de gordura elevado; Mas mesmo assim ter facilidade para acumular gordura em áreas problemáticas como abdômen, peitoral (homens), flancos e pernas (mulheres).

Afinal, o que é um indivíduo falso magro? O conceito de "falso magro" é utilizado para definir pessoas que parecem magras, mas possuem acúmulo de gordura em locais específicos (na região do abdômen, por exemplo) e, geralmente, têm pouca massa muscular.

Apesar de não precisar seguir dietas restritivas para perder peso ou ganhar massa muscular, as pessoas mesomorfas também podem ganhar gordura corporal, sendo importante manter uma dieta equilibrada, priorizando gorduras saudáveis, frutas e vegetais frescos, cereais integrais, leguminosas e proteínas magras.

Biótipo genético – Ectomorfo
O ectomordo são pessoas muito magras, com quadril e ombros menores, ou seja estrutura óssea menor. Lembra daquela pessoa que come muito e não engorda? Pois bem, seu metabolismo é mais acelerado por isso estocam menos gorduras.

O número de séries a serem feitas depende do objetivo e da frequência na academia. O ideal é treinar, no mínimo, três vezes por semana. Pessoas que malham menos vezes devem fazer mais séries de repetições por treino do que aquelas que malham com maior frequência.

Nenhum músculo é fácil de crescer, mas o trapézio responde extremamente rápido ao treinamento para a maioria das pessoas. Se, é claro, você os treina efetivamente! Eles também têm um grande potencial de crescimento e fazem uma grande diferença no seu corpo quando desenvolvido. Panturrilhas.