Como saber se tenho vínculo em aberto?

Perguntado por: oaparicio . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Um dos erros mais frequentes encontrados no CNIS é a presença de vínculos em aberto. Ao analisar o CNIS, é possível observar ao lado da origem do vínculo os campos “Data Início” e “Data Fim”. Esses campos devem conter as datas de início e término de cada um dos vínculos registrados.

Para remover um vínculo você precisa estar na tela de lista de vínculos do segurado. Clique em "Excluir". O sistema vai iniciar uma contagem de 6 segundos para excluir definitivamente o vínculo. Se você clicou errado, apenas clique em "Reverter exclusão" para o sistema cancelar a remoção do vínculo.

O vínculo aberto ocorre quando o empregador (patrão) deixa de dar baixa no vínculo do empregado quando ele para de trabalhar na empresa. Dessa forma, este vínculo fica EM ABERTO no INSS.

Como consultar registro na carteira de trabalho pelo CPF

  1. Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android) ou (iOS).
  2. Clique em “Entrar”.
  3. Acesse a conta Gov.br com o CPF e senha ou crie uma conta seguindo os passos.
  4. Faça o login.
  5. Acesse seus dados e informações pessoais.

Existem 5 documentos que podem comprovar o vínculo empregatício: Carteira de Trabalho, Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Holerites e Recibos, Declarações de Imposto de Renda ou o Extrato Previdenciário (CNIS).

Isso significa que você pode manter a qualidade de segurado por 24 meses após parar de contribuir para o INSS. Vale dizer que essas 120 contribuições não precisam ser consecutivas. Além disso, você não pode ter perdido a qualidade de segurado durante essas 120 contribuições.

Para comprovar vínculo empregatício antigo, você deve apresentar documentos que demonstrem a relação de trabalho com a empresa, como carteira de trabalho, extrato do CNIS, contrato de trabalho, recibos de pagamento, extratos bancários, entre outros.

A empresa que não pagou INSS cometeu um crime previsto no Código Penal, conforme o Artigo 168A: “Deixar de repassar à previdência social as contribuições recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional. Pena de reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos e multa.

Para saber se o extrato previdenciário (CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais) está correto é preciso consultar o site do INSS e requerer o extrato, também é possível realizar a consulta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.

Após encontrar erros nas informações do extrato CNIS, é necessário pedir a atualização dos dados para o INSS. Nesse caso, você vai precisar levar documentos que provem o tempo de trabalho, valor das contribuições e outras informações.

Significa que o vínculo foi registrado no CNIS com data posterior à informada no cadastro. Para resolver essa situação, é necessário demonstrar que prestou o serviço no período por meio da carteira de trabalho, contrato ou ficha de registro do empregado.

Ainda, é possível entrar em contato com o INSS, pelo telefone 135, ou em uma agência. No atendimento, é possível pedir que o INSS faça o reconhecimento do período de trabalho e das contribuições. Caso o órgão se recuse, você pode entrar com uma ação de averbação de vínculos.

Uma pendência indica que o INSS não concluiu a análise do requerimento solicitado pelo cidadão por falta de documento ou informação. Segundo o órgão, uma notificação automática aparece no visor do celular para aqueles que possuem o aplicativo Meu INSS instalado no aparelho e tenham algum tipo de pendência.

O que é RAIS ? A gestão governamental do setor do trabalho conta com o importante instrumento de coleta de dados denominado de Relação Anual de Informações Sociais - RAIS .

Como saber se a minha carteira de Trabalho Digital foi assinada?

  1. Baixe o app da CTPS Digital. Acesse a loja de aplicativos do aparelho eletrônico (disponível no Google Play e App Store), digite “Carteira de Trabalho Digital” e faça o download do app.
  2. Instale o app da CTPs Digital. ...
  3. Faça login no app da CTPs Digital.

O trabalhador sem registro pode utilizar alguns meios para provar a atividade, quais sejam: * Testemunha: a mais comum na Justiça do Trabalho, um colega de trabalho é o mais adequado, lembrando que testemunha não pode ser parente, amigo íntimo, inimigo ou qualquer outra pessoa que tenha interesse na causa.