Como saber se um imóvel está bloqueado pela justiça?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Para verificar se sobre um imóvel existe o gravame da indisponibilidade, o interessado deve comparecer ao cartório de registro de imóveis competente (aquele da localidade do imóvel) e pedir uma certidão da matrícula do imóvel. Neste documento é possível verificar todo o "histórico" daquele imóvel.

É preciso realizar uma consulta no cartório onde o registro foi feito para que seja possível emitir a certidão de penhor. Para isso, você precisa saber o nome do cartório de registro da penhora. Com essa informação, é possível fazer a consulta e gerar a certidão de penhor.

Para consultar a matrícula de imóvel online, você pode realizar uma pesquisa no site Registradores. No portal, você deverá criar um login de usuário e senha para conseguir ter acesso às informações. Em seguida, identificar o Cartório de Registro de Imóvel competente, cidade ou estado e número da matrícula do imóvel.

Através de uma consulta ao CEDI (Cadastro de Edificações do Município) é possível emitir o histórico da Edificação. É este documento que comprova a situação da edificação e diz se ele está regular ou irregular.

Uma forma de consultar as informações sobre registro de imóveis é acessando o portal e-RIDFT, em seu endereço eletrônico. Assim, com o CNPJ ou CPF você pode criar seu cadastro para usar a plataforma e usufruir dos diversos serviços lá disponíveis para consulta.

Para consultar, deve-se digitar o CPF ou o CNPJ da pessoa/empresa que está devendo. No BacenJud, é possível ainda cadastrar uma conta destinada a bloqueio em um Tribunal Superior. Ao acioná-la, o usuário tem acesso a uma base de dados para o informar quando preencher a minuta.

O bloqueio judicial é uma medida para restringir os bens de uma pessoa que é devedora em um processo judicial. O bloqueio judicial impede o devedor de acessar os seus bens, sendo eles congelados.

Para efetuar a Pesquisa de Bens, o usuário deverá informar o CPF/CNPJ do proprietário do imóvel e o Estado, a Cidade e os Cartórios onde a busca deverá ser realizada. O monitoramento da matrícula será realizado por 30 dias, com início no dia seguinte da solicitação.

Quando o bem penhorado, sendo ele móvel ou imóvel, for utilizado como forma de pagamento da dívida, ele será expropriado de seu dono, que perderá a posse e a propriedade do mesmo, e será adjudicado ou alienado. Em primeiro lugar, esse bem é oferecido para o credor diretamente como forma de pagamento.

É possível saber se o bem está penhorado checando documentações existentes em cartórios e demais locais de registros do bem.

Resposta: Sim, como regra é possível o registro da compra e venda do imóvel gravado com penhora, desde que conste na escritura pública expressamente que o comprador tem conhecimento de tal ônus, mostrando, assim, ciência de que a obrigação decorrente da citada penhora pode avançar para o bem por ele adquirido.

Neste caso, para localizar a matrícula de imóvel pelo endereço, é preciso fazer uma pesquisa de imóvel prévia para descobrir qual é o cartório responsável pela área do imóvel. No CRI, é necessário apresentar seus documentos pessoais, o endereço do imóvel e o pagamento de uma taxa.

É possivel realizar uma Consulta / Pesquisa de bens imóveis pelo nome e CPF/CNPJ? Para efetuar a pesquisa o usuário deverá selecionar o Estado e informar o CPF ou CNPJ a ser pesquisado. A pesquisa será realizada em todos os Cartórios de Registro de Imóveis do Estado selecionado.

Para consultar a dívida ativa de IPTU com o CPF basta acessar o site da Prefeitura do município onde se localiza o imóvel ou presencialmente na própria Prefeitura. Dessa forma, é possível emitir uma guia para pagamento e regularizar a situação.

Pode, principalmente se ele constar no processo como possível parte de pagamento ou se o processo for trabalhista, quem comprar corre o risco de perder.

Destarte, todo imóvel residencial próprio do casal ou de entidade familiar declarado por meio de escritura pública é impenhorável. Neste caso, ele não pode ser colocado como garantia em um processo caso seja comprovado que os bens são voltados para a quitação de dívidas.

No geral, o site do Detran registra débitos, restrições, vistorias (quando o estado exige) e até mesmo histórico de furto ou roubo. Também é possível fazer a busca no site da PRF. Nele também são necessários a placa e o Renavam.

Busque nos registros do cartório local.
Este é o local ideal para descobrir quem são os proprietários. Visite o site do cartório para saber se é possível fazer essa consulta à distância. Em algumas situações será necessário visitar o cartório durante o horário comercial.

Caso você precise saber os bens imóveis e outros direitos reais ligados a um CPF ou CNPJ, você pode obter as informações por meio do serviço “Pesquisa de Bens” ou “Certidão Negativa de Bens”, oferecido pelos Cartórios de Registro de Imóveis dos Estados.

Se você não sabe quem é o dono de um determinado imóvel ou apenas quer confirmar essa informação, vá ao Ofício (cartório) de Registro de Imóveis responsável pela localidade ou bairro do imóvel que você deseja pesquisar e peça uma certidão da matrícula pelo endereço do imóvel pesquisado ou pelo próprio número de ...

Normalmente, quando não há interrupções, dentro do prazo de 3 semanas o desbloqueio é realizado, pois primeiro deve-se fazer o pedido de Desbloqueio ao Juiz, depois esperar a outra parte se defender desse pedido, para depois o Juiz ler, analisar e decidir sobre o pedido.