Como saber se uma pessoa sofre de transtorno bipolar?

Perguntado por: hramires5 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos
  1. Mudanças de humor. A mudança repentina de humor é uma das características mais marcantes do transtorno bipolar. ...
  2. Oscilação na disposição. O transtorno de bipolaridade altera significativamente o nível de energia das pessoas. ...
  3. Alterações no apetite. ...
  4. Mudanças no sono. ...
  5. Diferenças na libido.
  • Transtorno bipolar tipo I. ...
  • Transtorno bipolar tipo II. ...
  • Transtorno ciclotímico. ...
  • Transtorno bipolar induzido por substância ou medicamento. ...
  • Transtorno bipolar devido a outra condição médica. ...
  • Saiba mais sobre Psiquiatria! ...
  • Perguntas Frequentes.

Em uma pessoa com transtorno bipolar, a crítica quase sempre piora as coisas: reforça os sentimentos de inutilidade e fracasso do paciente deprimido, e aliena e irrita o paciente hipomaníaco ou maníaco.

Assim, evite dizer coisas que podem gerar irritação. Tenha calma ao falar e use um tom de voz adequado. Dessa forma, você evita que a pessoa bipolar aja com impulsividade e tome atitudes exageradas. Procure ser positivo ao conversar com o paciente, principalmente nos episódios depressivos.

Explosões de raiva (fase maníaca)
Está tudo alegre e animado até que de repente você sente uma fúria enorme vindo de dentro e acaba explodindo de raiva, xingando, ofendendo, atirando coisas e às vezes até usando a violência contra outras pessoas.

Tipos de transtorno bipolar

  1. Transtorno bipolar tipo 1. ...
  2. Transtorno bipolar tipo 2. ...
  3. Transtorno ciclotímico.

Sim, um paciente bipolar pode apresentar sintomas psicóticos, como ouvir vozes, ver coisas, achar que está sendo vigiado, etc.

O paciente com transtorno bipolar não sabe que é bipolar até procurar ajuda médica. Muitas vezes, ele não reconhece que o seu humor e comportamento, seja ele depressivo ou maníaco, é patológico.

O que é a crise de transtorno bipolar? A crise de transtorno bipolar é um episódio em que o indivíduo se enquadra na fase de depressão ou de mania. No primeiro caso, ele tende a ficar mais isolado e a se retrair. No segundo, apresenta um estado psíquico instável no qual é difícil de manter a funcionalidade.

Mudanças de humor
Para saber como identificar uma pessoa bipolar, fique atento nas variações do humor, pois, geralmente, são mudanças bruscas e extremas. Dessa forma, a pessoa bipolar irá passar de estados de alegria excessiva para fortes depressões ou vice-versa.

A causa exata do transtorno afetivo bipolar é desconhecida. No entanto, estudos sugerem que o problema pode estar associado a alterações em certas áreas do cérebro e nos níveis de vários neurotransmissores, como noradrenalina e serotonina.

Identifique possíveis gatilhos - alguns fatores podem desencadear ou piorar os sintomas das crises bipolares. Por exemplo: estresse, mudanças na rotina, sono prejudicado, consumo de álcool. Procure observar se há uma situação específica que pareça preditora de uma crise e, se possível, ajude evitá-la.

Conviver com o transtorno bipolar afetivo com certeza traz grandes consequências para o cotidiano e isso pode ser visto nos relacionamentos. Essas grandes mudanças de humor podem dificultar a comunicação e a socialização.

Pesquisas revelam que as pessoas com doença bipolar têm taxas mais elevadas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, complicações derivadas de hábitos tabágicos, e outros problemas de saúde do que aqueles que não têm nenhum diagnóstico de doença psiquiátrica.

Para depressão bipolar, a melhor evidência sugere o uso de quetiapina, cariprazina ou lurasidona isoladamente ou a combinação de fluoxetina e olanzapina.

O transtorno bipolar em geral não só não é impedimento para a realização de atividades laborais como também é indicado que o paciente mantenha suas atividades.

“O diagnóstico de transtorno afetivo bipolar é feito através da história clínica do paciente e do exame psíquico, que é a avaliação pelo médico dos sinais e sintomas observados no paciente.

A crise ou “surto” (termo leigo) é a mudança de fase do Transtorno Afetivo bipolar, que acomete pacientes que nascem com uma dificuldade genética na estabilização do humor. Nem sempre há uma causa óbvia mas é comum que seja após algum tipo de emoção intensa.

O portador de transtorno afetivo bipolar, quando ESTABILIZADO, pode levar uma vida inteiramente normal. Isso inclui dirigir, trabalhar, sair sozinho, namorar, viajar, etc... Para estabilizar as alterações entre depressão e mania e minimizar as crises é necessário que o tratamento seja feito de forma correta.

Bipolaridade costuma ser confundido com quadros de depressão, devido à variação extrema de humor, para euforia ou extrema tristeza. Essa doença, que também pode ser chamada de doença maníaco-depressiva, pode acometer homens e mulheres e costuma surgir no início da idade adulta.