Como saber se vc está com sífilis?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial. Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), curável e de caráter sistêmico. É silenciosa e, se não for tratada adequadamente, perigosa. Após contato inicial com a bactéria, esta pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente.

Surgem lesões rosadas, em formas de pápulas, que podem atingir toda a superfície do corpo. A palma das mãos e planta dos pés são caracteristicamente acometidas. Algumas destas lesões, dependendo das condições, podem conter a bactéria e ser contagiosas em circunstâncias especiais.

A sífilis é uma doença causada pela bactéria Treponema pallidum, que é transmitida, principalmente, por meio de relação sexual desprotegida. A sífilis é uma doença bacteriana conhecida desde o século XV e que atinge diversas partes do corpo, como pele, sistema cardiovascular e até o sistema nervoso.

A sífilis, quando bem tratada, tem cura. Como é uma infecção bacteriana, o tratamento consiste em injeções do antibiótico Penicilina Benzatina, conhecido popularmente como Benzetacil.

Sífilis primária
Esta etapa ocorre entre 10 e 90 dias após o contágio e, normalmente, se manifesta através de uma única ferida que pode ocorrer na vulva, vagina, colo uterino ou ânus. Também conhecida como “cancro duro”, essa lesão é rica em bactérias e não costuma doer, coçar, arder ou formar pus.

A sífilis, por ser uma doença causada por bactéria, é tratada com antibióticos. O tratamento, que varia entre 1 a 14 dias, dependendo da avaliação clínica e do estágio da doença, é feito à base de penicilina benzatina, sendo altamente eficiente, principalmente nas fases iniciais.

Quais são os sinais e sintomas da sífilis? Ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias.

Se a infecção evoluir, em seu estágio mais avançado pode haver complicações severas, como lesões cardiovasculares e neurológicas, deixando sequelas irreversíveis. “Nos dois primeiros estágios da doença, os sintomas regridem e o paciente pensa que está curado.

MS: Tive sífilis e me curei, posso pegar pela segunda vez? PG: Sim, você pode pegar a sífilis sempre que tiver contato com a bactéria. Uma, duas, três vezes.

O VDRL é um exame de sangue utilizado para o diagnóstico e acompanhamento da sífilis, uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum. A sigla vem do nome Venereal Disease Research Laboratory que, em tradução literal para o português, significa o Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas.

Como se manifestam as IST? As IST podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas.

Em alguns casos, a gonorréia pode ser assintomática, o que reforça a importância dos exames regulares de saúde sexual. Já a sífilis, pode manifestar-se inicialmente com o aparecimento de uma ferida indolor no local da infecção, progredindo para estágios mais graves se não tratada.

A sífilis, tanto a fase primária como a secundária, pode cursar com úlceras orais. Normalmente, as aftas são múltiplas e demoram a cicatrizar. O herpes labial apresenta-se como vesículas que podem virar pequenas úlceras após romperem-se. O aspecto não é muito parecido com afta, mas pode ser confundido por leigos.

Todos os pacientes com sintomas sugestivos de sífilis devem consultar um médico, porque você precisa de tratamento se eles estão infectados, para evitar as complicações sérias que podem ocorrer. É aconselhável que as pessoas com sífilis, evitem ter relações sexuais durante os dois meses após o início do tratamento.

Paulo afirma que o tratamento clássico são seis injeções de benzetacil, uma de cada lado da nádega, por três semanas consecutivas.

“A vantagem do uso da benzilpenicilina é o seu rápido efeito, com início de 15 a 30 minutos após a aplicação. A ação se prolonga por um período de, em média, 21 dias.

A penicilina é o tratamento de primeira escolha para a sífilis; entretando, alguns indivíduos apresentam reações alérgicas à penicilina e não podem utilizá-la. A doxiciclina, na forma farmacêutica comprimido e na concentração de 100mg, já é disponibilizada pelo SUS, para outra indicação terapêutica.