Como saber se você está grávida pela barriga?

Perguntado por: sdrumond . Última atualização: 6 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

O primeiro mês de gravidez é marcado pela adaptação da mulher à maternidade: seu corpo passa por profundas mudanças, assim como as emoções. Nesse período, você já pode sentir a barriga durinha e os seios mais inchados e doloridos. Os cheiros passam a se tornar mais perceptíveis, trazendo, com eles, náuseas e enjoos.

Muitas mulheres grávidas também se sentem “brilhantes” e realmente ficam radiantes. Sua barriga continua crescendo (dando início a alguns dos sintomas mencionados acima), mas ainda não está tão grande e não impede seus movimentos. Conforme a barriga cresce, talvez você note que ela está ficando “pontuda”.

A hérnia abdominal é caracterizada pela presença de um inchaço ou caroço na barriga, o chamado saco herniário. É o sinal de que o intestino está rompendo uma musculatura. Não é raro que esse rompimento seja assintomático e, dependendo do caso, pode fazer com que o saco herniário varie de tamanho.

Por muito tempo, os famosos chutes na barriga foram encarados como meros reflexos do feto em desenvolvimento. Agora, cientistas ingleses descobriram que a movimentação intensa pode ter uma razão mais profunda de ser: ajudar o bebê a desenvolver consciência sobre o próprio corpo.

Barriga dura ou mole? Em geral, segundo os médicos, a barriga tende a ser dura na gestação. Essa é a textura que vai permanecer durante toda a gravidez. Algumas vezes, o ventre pode parecer mole, mais do o que considera normal, mas pode depender da posição.

Neste período, por conta da produção hormonal, o sistema neurológico da mãe passa por alterações. Por isso muitas mulheres reclamam de sonolência, aumento das mamas, enjôos e náuseas. A alteração no tamanho do útero provoca uma compressão na bexiga, por isso vão ao banheiro com mais frequência.

Devido a alterações vasculares e ao aumento dos vasos sanguíneos, a pele da gestante fica mais sensível durante a gravidez. Nesse período, a pele fica mais avermelhada e irritada, aumentando a dilatação dos vasos e, com isso, a sensibilidade.

Na maior parte dos casos, um nódulo no abdômen é causado por uma hérnia abdominal – que ocorre quando houve esforço extremo em uma área onde os músculos não estavam totalmente preparados e fortalecidos.

Gases intestinais
Isso ocorre pela produção aumentada de gases pelas bactérias intestinais, quando comemos com muita pressa, quando comemos conversando, engolindo ar, ou quando a alimentação é muito gordurosa ou de difícil digestão. A sensação pode vir acompanhada de barriga inchada, azia e cólicas.

Sentir a barriga tremendo é algo bastante comum e, que deixa algumas pessoas preocupadas. Muitas mulheres também associam isso a uma gestação ou movimentação do bebê. Mas na verdade existem vários outros fatores que podem provocar isso. E a maioria desses motivos não está relacionado a nenhum problema de saúde.

Esse inchaço acontece quando o corpo não elimina o endométrio que já deveria ter menstruado. Dessa forma, a especialista confirma que, logo no início da gravidez, a mulher pode se sentir mais inchada e mais 'barriguda' na região abaixo do umbigo, devido à retenção de líquido e gases.

Durante o 1º trimestre
Isso geralmente acontece por volta das 7 ou 8 semanas de gestação e, nessa fase, é normal que a mulher perceba que a parte de baixo do umbigo, também conhecida popularmente como 'pé da barriga', está mais inchada e mais dura do que antes de engravidar.