Como são as fezes de quem tem endometriose no intestino?

Perguntado por: ahernandes . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Diarreia ou constipação na menstruação; Sensação de evacuação incompleta; Sangramento pelas fezes no período menstrual (pouco comum e geralmente em casos de doença muito avançada).

Dor em cólica no abdome inferior, constipação e diarréia ocorrem em quase todos os pacientes com endometriose intestinal. Os demais sintomas incluem tenesmo, alternância do hábito intestinal com defecação dolorosa, enterorragia, sintomas de oclusão parcial do intestino e dispareunia1,7,12,13.

Os riscos da endometriose intestinal
Na grande maioria dos casos, as pacientes vão apresentar sintomas mais específicos, como dor abdominal, constipação ou diarréia, sensação de pressão ao evacuar, sangramento nas fezes e, em certos casos, até mesmo formação de estenose ou sub-oclusão intestinal.

A melhor técnica cirúrgica para o tratamento da endometriose intestinal é a cirurgia minimamente invasiva – a laparoscopia.

Lembramos que a endometriose acomete o intestino de fora para dentro, raramente, a endometriose conseguirá alcançar a parte de dentro do intestino, a ponto de ser visível pela colonoscopia. Entretanto, a colonoscopia, tem o papel importante de descartar outras doenças do intestino.

A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso. É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.

A endometriose começa superficialmente e vai ganhando profundidade, porém é um processo lento. Como a colonoscopia somente consegue visualizar a parte mais interna (a mucosa), na maioria das vezes o exame será normal. Solicitamos a colonoscopia quando existe estreitamento da luz para diferenciar de outros motivos.

Exame vaginal e retal
Mais conhecido como exame de toque, é por meio dele que se investiga se há sobressalencias ou massas que podem indicar cistos de endometriose.

Quando a doença surge nos ovários pode provocar o aparecimento de um cisto denominado endometrioma, de tamanho grande e que compromete a capacidade de a mulher engravidar. Outros órgãos também podem ser acometidos, como, parte do intestino grosso, bexiga, apêndice e vagina.

As cólicas são muito comuns durante a menstruação, no entanto, aquelas com endometriose geralmente relatam sentir dores mais intensas do que normal. A dor pélvica e as cólicas podem começar antes e se estender por vários dias da menstruação.

Dor no abdômen durante as relações sexuais; Diarreia persistente; Presença de sangue nas fezes; Dor intensa e persistente durante a menstruação.

De maneira geral, o tratamento cirúrgico da endometriose intestinal é reservado para casos em que há sinais ou sintomas de obstrução intestinal ou então quando a qualidade de vida da paciente está sendo muito prejudicada pela dor, mesmo com a interrupção do ciclo menstrual.

Além do inchaço, você pode sofrer de diarreia, prisão de ventre e náuseas. A endometriose presa ao intestino e ao estômago também pode causar episódios de vômito durante a menstruação.

FEZES EM FITA E FEZES FINAS
Fezes em forma de fita ou de segmento fino e longo podem indicar estreitamento ou mal funcionamento da parte final do intestino. As causas podem se várias, de síndrome do intestino irritável até tumores (principalmente se houver sangramento nas fezes).