Como são chamadas as pessoas que nascem em Tocantins?

Perguntado por: ebelem8 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

A identidade cultural “tocantinense” foi criada com a emancipação do Estado do Tocantins em 05 de outubro de 1988, data em que foi promulgada a lei que constituiu o território, antes conhecido como norte goiano, em mais um estado da federação brasileira.

Localizado na Região Nordeste, Sergipe é o menor estado do país, com uma área de 22.050km2, 0,26% do território nacional. Em 1996, Sergipe possuia 1.624.020 habitantes, que correspondiam a 1,03% da população brasileira, distribuídos em 75 municípios.

As pessoas nascidas em Santa Catarina são apelidadas de “barriga-verde” porque, no século XVIII, os soldados do Regimento de Infantaria de Linha da Ilha usavam uma faixa verde sobre a barriga – acessório do uniforme.

Nome oficial: Estados Unidos Mexicanos. Gentílico: mexicano. Extensão territorial: 1.964.375 km². Localização: América do Norte.

Bagaceira – Quer dizer festa, bagunça, farra. Bruta – Forte, grande, gente ignorante, sem costume. Merimã ou Merimão – Mesmo siginificado que “minha irmã” ou “meu irmão”. Exmplo, “Merimã do céu, o que tá fazendo da sua vida”?

O Tocantins é o mais jovem estado do Brasil.
Apresenta na atualidade uma população de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes e uma economia em ascensão. Os destaque ficam por conta da agricultura, comércio, serviços e indústria. Hoje o Tocantins é um dos maiores produtores de arroz e abacaxi do Brasil.

Saiba mais sobre os 5 maiores países do mundo

  • Rússia – 17.098.242 km²
  • Canadá – 9.984.670 Km²
  • China – 9.596.960 Km²
  • Estados Unidos – 9.833.517 Km²
  • Brasil – 8.510.345 Km²

Quem nasce em Maceió é maceioense; quem nasce em São Paulo é paulistano.

Se você nasceu na cidade de SAO JOSE deve ser chamado de JOSEFENSE pelos seus amigos. Agora você sabe o gentílico da sua cidade.

Os habitantes de Portugal chamam-se portugueses, a música do Brasil é brasileira.

Uma evidência clara dessa mistura é a culinária, degustada em bares e restaurantes típicos. Outra prova é a falta de um sotaque típico do Tocantins, os residentes aqui misturam expressões de vários estados, criando uma linguagem rica. Toda essa diversidade cultural faz do Tocantins um lugar único para se viver.

Quando dois ou mais moradores do Tocantins se juntam para conversar, pode esperar que lá vêm expressões regionais, um tanto engraçadas para quem ouve pela primeira vez. Por exemplo, aqui os moradores usam 'siá', 'fia' ou 'muié' para se referir a pessoas próximas ou até desconhecidas.

O nome "Tocantins" é uma referência ao rio Tocantins, que corta o estado de sul ao norte.

chambaril

O chambari, ou chambaril, é considerado por muitos tocantinenses a comida-símbolo do estado. O prato consiste no músculo com osso da perna do boi – o chamado ossobuco italiano – cozido por várias horas.

Tocantins {n.p.} native of Tocantins {adj.} person from the state of Tocantins {subst.}

Criado em 1988 pela Assembleia Nacional Constituinte, o Tocantins é o mais novo dos 26 estados do Brasil. Localiza-se na região Norte, exatamente no centro geográfico do país, condição que lhe possibilita fazer limites com estados do Nordeste, Centro-Oeste e do próprio Norte.

José Wilson Siqueira Campos foi eleito governador, e a cidade de Miracema do Tocantins, escolhida como capital provisória do mais novo estado da federação.

O primeiro estado do Brasil foi Pernambuco, região situada no Nordeste e que faz divisa atualmente com os estados do Ceará e da Paraíba. O estado foi fundado pela Coroa Portuguesa e se tornou uma das mais prósperas capitanias hereditárias.

granadaPedra

A pedra: granadaPedra símbolo do Tocantins, a granada é uma pedra semipreciosa, encontrada em várias cores.