Como são formados os ventos alísios?

Perguntado por: vgomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Os ventos alísios são definidos como um tipo de vento estável e úmido que sucede nas zonas subtropicais em baixas altitudes. São formados pelo deslocamento das massas de ar frio (alta pressão) dos trópicos para a zona equatorial (baixa pressão).

Os ventos alísios se originam nos trópicos e vão até a Linha do Equador.

Ventos Contra-Alísios
Eles podem ser definidos como ventos secos que possuem incidência em altitudes mais elevadas e atuam das zonas equatoriais de baixa pressão para as zonas subtropicais de alta pressão. Dessa maneira, áreas de deserto têm grandes ocorrências dos ventos contra-alísios.

adjetivo, substantivo masculino Diz-se dos ventos regulares que sopram constantemente sobre quase uma terça parte da superfície do globo, das altas pressões subtropicais para as baixas pressões equatoriais: o alísio do hemisfério Norte sopra do nordeste para o sudoeste, o alísio do hemisfério Sul, do sudeste para o ...

O ar sempre se desloca do ponto onde a pressão é mais alta para onde ela é mais baixa. Isso explica porque a brisa marítima surge da diferença de temperatura entre o mar e o continente.

Existem três conjuntos de ventos constantes que dominam a circulação atmosférica na Terra: os alísios, os ventos de oeste e os ventos polares de este.

Por mais que aparentemente é um processo simples, existem vários tipos de ventos. São eles os ventos verticais, horizontais, constantes, periódicos, locais e variáveis.

  • levante. vento de leste que sopra na região mediterrânica.
  • mistral. vento frio, seco e muito violento, que sopra, no fim do inverno, das altas pressões do maciço central da França para um centro de baixas pressões localizado no golfo de Génova...
  • monção. ...
  • nortada. ...
  • pampeiro. ...
  • siroco. ...
  • tramontana.

No âmbito do sistema de circulação atmosférica global, um dos mais importantes movimentos realizados pelas massas de ar são os ventos alísios, que atuam na modificação climática cíclica de algumas regiões do planeta.

b)A troposfera é uma camada muito importante, pois é com ela que os habitantes da Terra estão permanentemente em contato; é nela que se formam os ventos, as nuvens e a chuva. c)O oxigênio existe em menor quantidade nos lugares mais altos. Pode-se, então, dizer que a atmosfera não é homogênea.

Resposta: Esse fato ocorre devido ao efeito de Coriolis, que explica a trajetória do ar curvando-se para a direita no Hemisfério Norte e para a esquerda no Hemisfério Sul. Isso ocorre devido à diferença de velocidade de rotação da Terra nas diferentes latitudes.

Filipinas. Haiyan tocou terra inicialmente em Guiuan, província de Samar Oriental às 20:45 UTC trazendo consigo ventos máximos de 315 km/h, o mais forte já registrado na história. Até ao momento se foram reportadas 138 mortes e milhares de feridos segundo a National Disaster Risk Reduction Management Council (NDRRMC).

De acordo com a escala de Beaufort, é considerado vento forte quando a velocidade atinge 51 a 61 km/h, ou 28 a 33 nós.

O que acontece é que o vento em movimento acelera a troca de calor entre a pessoa e o ambiente, causando a sensação térmica de que o ar ficou mais gelado e fresco.

Nome de origem grega.