Como são os filhos de Oxum com Oxossi?

Perguntado por: lbarreto8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Logun ou Logun Edé é um jovem caçador, filho de Oxóssi e Oxum, considerado o Orixá dos encantos e também chamado de príncipe dos Orixás. Seus filhos são pessoas joviais, charmosas e comunicativas. Através de Logun, conseguimos enxergar a esperança e o lado positivo da vida.

Era Xangô. Ele era um alabê, chefe dos tocadores de atabaques, que rejeitou deitar-se com Oxum. Ao ritmo de um atabaque, com toques rápidos de características guerreiras, Oxum desmanchava-se em felicidade numa relação sexual com Xangô. Oxum implorava por seu amor, mas ele só desdenhava dela.

Uma lenda diz que Oxóssi e Oxum: a deusa do amor se apaixonaram logo quando se conheceram, mas por saber que Oxalá não aceitaria tão facilmente o relacionamento, a Orixá teve a ideia de vestir Oxóssi como uma mulher, o levar para o palácio e apresentá-lo como uma amiga.

Logun ou Logun Edé é um jovem caçador, filho de Oxóssi e Oxum, considerado o Orixá dos encantos e também chamado de príncipe dos Orixás.

Logun Edé é Orixá da fartura, da riqueza e da beleza, qualidade e atributos herdados de seus pais. Possui o poder da atração, da doçura, o charme e o carisma de sua mãe Oxum. De seu pai, Oxóssi, a bravura, a astúcia e a paciência do pescador!

São muito emotivos
São conhecidos por serem chorões e dengosos. De forte sensibilidade, eles costumam ser muito carinhosos com seus amigos e familiares. Estão sempre preocupados com o bem-estar de todos. Buscam estar sempre acompanhado de pessoas de caráter e dá muito amor à quem gosta.

Oxóssi e Oxum
Foi um amor incontrolável. Para consumá-lo, o casal enfrentou até o poder do pai Oxalá, que não aceitou o relacionamento. Ardilosa, Oxum teve a ideia de vestir Oxóssi de mulher, e levá-lo até o palácio, apresentando-o como uma amiga.

Amor e carinho
Elas são as mais sentimentais, assim também possuindo uma grande sensibilidade. Seja com amigos, amores ou familiares, carinho é um tratamento indispensável vindo das filhas desta orixá. Elas se preocupam com o bem-estar de todos ao seu redor, amando compartilhar cada minuto da vida com a pessoa amada.

Oxum é representada por uma bela jovem de cabelos longos que está às margens de rios e cachoeiras, penteando os cabelos e se enfeitando com lírios que colhe nas margens desses rios.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

No Candomblé, Oxóssi dança rapidamente, como se estivesse caçando, e segura arco e flecha (ofá) feitos de aço. Carrega capanga (uma bolsa de couro onde guarda a caça) e cabacinhas para guardar água e pólvora para sua espingarda.

Marabô, Tronqueira (Ogum/Oxóssi/Obaluayê), Exu Mangueira, Exu 7 Folhas Verdes (Oxalá/Oxóssi), Exu Folha Verde, Exu das Matas, Exu Cipó, Exu Samambaia, Exu Pantera Negra (Oxóssi/Omolu), Exu 7 Garras (Oxalá/Oxóssi), Exu Pimenta (Oxóssi/Xangô), Exu Arranca Toco (Obaluayê/Ogum/Oxóssi), Exu Quebra Galho (Oxóssi/Ogum) , Exu ...

Na linha dos Caboclos de Oxóssi estão as seguintes divindades (Caboclos e caboclas): Aimoré, Pena Branca, Cabocla Jurema, Sete Flechas, Sete Encruzilhadas, Urubatã, Cabocla Jacira, Sete Estrelas da Jurema, Junco Verde, Japiassu, Boiadeiro, Pena Dourada, Rei da Mata e outros.

Sua oferenda mais conhecida é o axoxô, agrado feito com milho de canjica amarelo (milho-vermelho) cozido e 1 coco seco. Tudo é ofertado em um alguidar de barro. Pode-se acender uma vela azul-clara ou verde.

Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.

Oxum Abalô: é uma velha Oxum, de culto antigo; Oxum Ijimu: outro tipo de Oxum anciã; Oxum Abotô: também uma velha Oxum de culto antigo; Oxum Apara / Opara: a mais jovem das Oxum.

Oxalá

Considerado como o Orixá da Paz, da paciência, tudo que se refere à Oxalá é ligado a calma e a tranquilidade.

Existem 16 tipos de OXUM que, embora iguais em sua essência, podem vir a ter particularidades completamente…

Deusa do amor e senhora das emoções, Oxum é a responsável por acalmar as tempestades emocionais que atingem a vida dos homens e mulheres. Ela acolhe as emoções e as dores das pessoas, oferece acalanto, tranquilidade e inspira para que as melhores decisões sejam tomadas.

O que chamamos de quizilas são energias contrárias do Orixá, ou seja, cada elemento há a sua energia positiva e negativa, e os nossos Orixás por utilizarem essa energia, quando consumimos certos tipos de alimentos ou realizamos certos atos nosso campo energético fica desalinhado, fazendo com que o médium se sinta mal, ...