Como se apresentam os movimentos sociais na era da globalização?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Como se apresentam os movimentos sociais na era da globalização? RESPOSTA: Os movimentos sociais contemporâneos são protagonizados por múltiplos sujeitos: estudantes, pacifistas, ambientalistas, grupos étnicos, entre outros.

Com o processo de globalização também surgiram os movimentos antiglobalização, formados por ONGs, sindicatos, movimentos ambientalistas, grupos indígenas entre outros. O processo de globalização desencadeou vários problemas socioeconômicos em diversas partes do globo, inclusive nos países desenvolvidos.

Os movimentos sociais são de extrema importância para a formação de uma sociedade democrática ao tentarem possibilitar a inserção de cada vez mais pessoas na sociedade de direitos. Os primeiros movimentos sociais visavam resolver os problemas de classes sociais e políticos, como a ampliação do direito ao voto.

A globalização é um processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial. Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações.

Os primeiros movimentos da globalização se iniciaram com a expansão geográfica da economia-mundo europeia por meio das grandes navegações marítimas dos séculos XV e XVI.

Os movimentos sociais globais são atores coletivos que exercem poder sem intermediários por conta de seu relevante potencial reformador, uma vez que, por meio de suas lutas, protestos, manifestações e mobilizações, pressionam e participam de forma direta das decisões dos Estados.

Tipos de movimentos sociais
Os mais conhecidos são o trabalhista, ambiental, político, racial, gênero, entre outros.

Geralmente tratam de temáticas que envolvem muitos fatores e que a resolução do problema demanda uma alteração na estrutura social. Como exemplos, podemos citar o movimento negro, o movimento feminista, movimento dos sem terra, etc.

A globalização cultural, chamada também de globalização social, corresponde à difusão de elementos culturais em escala planetária, da mesma forma como pode ser relacionada ao aumento da circulação de pessoas pelo espaço mundial e nas trocas socioculturais e relações que são estabelecidas nesses deslocamentos.

Características da Globalização
A globalização se caracteriza pela união do mercado mundial através de blocos econômicos e a desaparição das fronteiras comerciais entre seus membros. Com isso, se verifica o aumento da concorrência econômica e do nível de competição, com a consequente exploração da mão de obra.

Os movimentos sociais fazem a mediação entre os diferentes grupos sociais e o governo. Desse modo, pressionam o Estado e exigem que as reivindicações populares sejam atendidas. Essa medida reforça o caráter democrático da política, pois dificulta que o governo aja de forma unilateral ou autoritária.

Movimentos sociais têm grande relevância na formação de uma sociedade democrática. Como mencionado, eles geralmente dão voz para pessoas que estão, de alguma forma, excluídas do contexto social. Além de garantir os direitos desses indivíduos, esses movimentos contribuem para tornar a sociedade mais plural.

Atualmente, existem milhares de ações coletivas que lutam para conquistar visibilidade e direitos. No Brasil, merecem destaque o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS), os movimentos em defesa dos índios e os movimentos negros.

Quarta fase: a atual fase da globalização, marcada pela Quarta Revolução Industrial, corresponde ao período atual da humanidade. Ela é caracterizada pelo desenvolvimento tecnológico e científico em diversos campos da sociedade.

A globalização é definida como um processo de interação entre os países, seja ela no âmbito social, cultural, econômico ou político. O seu foco principal é destruir as barreiras econômicas e imigratórias que possam existir entre essas nações.

Tipos de Globalização

  • ALCA – Acordo de Livre Comércio das Américas.
  • APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.
  • MERCOSUL – Mercado Comum do Sul.
  • NAFTA – Acordo de Livre Comércio da América do Norte.
  • UE – União Europeia.

Os principais deles são:

  • aumento do consumo;
  • maior volume de informações;
  • desenvolvimento tecnológico que gera facilidade na circulação dos fluxos da globalização;
  • desemprego;
  • maior exploração da mão de obra;
  • massificação cultural;
  • aumento da concorrência.