Como se calcula o GET?

Perguntado por: iribeiro8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

GET = TMB x NAF ou fatores específicos da fórmula.

O gasto energético total (GET), corresponde à energia gasta por um indivíduo em 24 h. Resulta da somatória dos três componentes principais: o gasto energético basal (GEB) ou gasto energético de repouso (GER), o efeito térmico do alimento ou termogênese induzida pela dieta (TID) e o custo calórico da atividade física.

Na nutrição é fundamental calcular a taxa de valor energético total ( VET) e o gasto energético total (GET) do indivíduo. De modo a ter um equilíbrio nutricional. Quer perder peso? É preciso então diminuir o VET e ou aumentar o GET.

As equações são diferentes para homens e mulheres:

  1. Homens: TMB = 88,36 + (13,4 x peso em kg) + (4,8 x altura em cm) – (5,7 x idade em anos)
  2. Mulheres: TMB = 447,6 + (9,2 x peso em kg) + (3,1 x altura em cm) – (4,3 x idade em anos)

O GET deverá ser calculado multiplicando-se o GEB ou TMB pelo fator atividade (FA), que é estabelecido de acordo com a característica da atividade física diária do indivíduo. GET (Kcal/dia) = GEB x fator de atividade x fator de estresse (somente em caso de doença).

Fórmula: Valor Calórico Total (VCT) = Harris Benedict + ADE (10% de Harris Benedict) + AF (fator atividade física). Como calcular: Para o corredor de 70 kg já citado anteriormente, o VCT = 1.721 cal + 172 cal + 888 cal = 2.781 cal/dia. Para a mulher, o CVT é de 2.285 cal ao dia.

O que é a calculadora da equação de Harris-Benedict?

  1. Homens: TMB = 66 + (13.7 x peso em quilogramas) + (5 x altura em centímetros) – (6.8 x idade em anos)
  2. Mulheres: TMB = 655 + (9.6 X peso em quilogramas) + (1.8 X altura em centímetros) – (4.7 x idade em anos).

Para perda de peso se utiliza 20 a 25 kcal por quilo de peso do paciente (exemplo: Paciente de 50 kg o cálculo será 20×50=1000 kcal) ou 30 a 35 kcal por quilo de peso do paciente quando se deseja ganhar peso.

GEB: é a quantidade de energia utilizada pelo organismo para manter as funções vitais, como funcionamento dos órgãos. Corresponde a 60 a 75% do GET. GET: é a soma do gasto energético basal mais a soma das atividades realizadas ao longo do dia.

O total de energia necessário para os seres vivos, ou o gasto energético diário (GED) compreende o dispêndio energético basal (GEB), necessário para a realização das funções vitais do organismo; o gasto energético da atividade física (GEAF), que engloba as atividades físicas do cotidiano e o exercício físico; e o ...

O gasto total de energia (em kJ) por um indivíduo pode ser considerado como a soma de três usos corporais de energia: 1 – gasto metabólico de repouso (4,2 kJ/kg por hora) 2 – gasto energético para digestão e absorção dos ali- mentos, correspondente a 10% da energia dos ali- mentos ingeridos.

Como já antecipamos acima, o GET varia de pessoa para pessoa, dependendo de sua composição corporal, genética, gênero e medidas. A média desse gasto diário para um homem sedentário, por exemplo, é de 1800 calorias por dia, mas o gasto de um homem de porte maior pode chegar a 2000 calorias.

Basta você multiplicar o seu peso por essa recomendação para descobrir quanto de calorias você precisa consumir em um dia. Então, a fórmula ficaria mais ou menos assim: PC (peso corporal) X 30 ou 50 calorias. Sendo 30 para perda de peso e 50 para ganho de massa muscular.

O método mais simples é atribuir calorias em relação aos nutrientes com uma divisão de porcentagem. O mais comum é dividido 40:40:20, ou seja, 40% das calorias atribuída à proteína, 40% de carboidrato e 20% de gorduras.