Como se caracteriza a linguagem do Classicismo?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 19 votos

A linguagem do classicismo é clássica, formal, objetiva, equilibrada e racional. Dessa forma, os autores do classicismo priorizavam a linguagem culta e o rigor estético.

A Linguagem do Classicismo ocorreu de forma clássica, objetiva, formal, racional e equilibrada. Os autores deram prioridade a uma linguagem culta e com grande rigor estético. Os classicistas possuíam uma forma especial de apresentar o movimento.

O classicismo, em relação à temática de suas obras, teve como características principais a idealização amorosa, o que se dava a partir do cultivo do neoplatonismo; o predomínio da razão, como uma inspiração humanista advinda da crença na ciência; o cultivo do paganismo, influência da cultura greco-romana; a valorização ...

O que foi o Classicismo? Foi um movimento artístico e literário que aconteceu nos séculos XV e XVI, no contexto histórico do Renascimento Europeu. O seu foco era retomar temas e a estética da Antiguidade Clássica, ou seja, o “estilo” de arte feito em civilizações como a Roma e a Grécia Antigas.

A linguagem é condensada no decassílabo, utilizando a palavra de forma precisa, permeada pelo controle rígido da razão, mesmo quando o tema é uma aparente desordem.

O Classicismo foi uma escola literária que teve seu apogeu durante o Renascimento - cujo berço foi a Itália -, época que marcou o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna. Foi um período de intenso renascimento filosófico, político, cultural e artístico. A sociedade já não queria seguir o teocentrismo medieval.

No poema de Camões, podemos perceber algumas características do Classicismo. São elas: a) equilíbrio entre os transes existenciais do poeta com a disciplina clássica: emoção e razão, expressão pessoal e imitação são concebidas por meio de uma dicção sóbria, contida, mas nem por isso menos comovente.

As três grandes manifestações classicistas da Idade Moderna europeia são o renascimento, o humanismo e o neoclassicismo.

O Classicismo foi um movimento que fez parte do Renascimento, período no qual aconteceu a retomada das técnicas artísticas da Antiguidade. Entre os estilos mais usados no Classicismo estão a busca pelo equilíbrio, pureza e rigor da forma, juntamente com a perfeição e o senso de proporção.

A principal característica do Classicismo consiste na imitação dos modelos clássicos greco-romanos. Dessa forma, a busca pela perfeição, pelo equilíbrio, pela pureza das formas e o rigor estético são as principais tendências desse movimento.

No campo da literatura, Classicismo é o nome dado aos estilos literários que vigoravam no século XVI, na época do Renascimento. Por isso, a produção desse período também é chamada de Literatura Renascentista.

Seus poemas revelam o uso das novas formas poéticas – os sonetos (poemas de forma fixa, divididos em duas estrofes de quatro versos e duas estrofes de três versos) compostos na medida nova (com versos decassílabos, de dez sílabas poéticas).

O Brasil não teve autores classicistas, porém teve um movimento que foi influenciado por ele de certa forma: O quinhentismo.

Nas artes visuais, o Classicismo da Renascença é sintetizado em obras como: David de Michelangelo, no homem vitruviano, de Leonardo Da Vinci e no Palazzo Caprini de Donato Bramante de 1510. Os artistas sembre buscavam uma proporção perfeita, simetria, valorização da figura humana, perspectiva, etc.

A produção literária classicista possui um grande nome: Luís Vaz de Camões. O que realmente marca essa mudança é a utilização de um novo formato para as poesias, conhecido como decassílabo. É a partir da chegada do decassílabo a Portugal que a literatura renascentista se estabelece em Camões.

O Classicismo corresponde a um movimento artístico cultural que ocorreu durante o período do Renascimento (a partir do século XV) na Europa. O nome do movimento que marca o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna, faz referência aos modelos clássicos (greco-romano).