Como se chama 6 geração?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

6. Geração ALFA (ALPHA)

Significado de tataravô: Pai do bisavô. Depois de tataravô, vem pentavô, hexavô, heptavô, octav...

Em vários dicionários, no entanto, "tataravô" aparece como variante de "tetravô", pai do trisavô ou da trisavó. O trisavô é que é o pai do bisavô ou da bisavó. Então a sequência seria "avô, bisavô, trisavô ou tresavô, tetravô ou tataravô". E "neto, bisneto, trineto (sem "s"), tetraneto ou tataraneto".

quarta geração de avós

A tataravó pertence à quarta geração de avós e a trisavó pertence à terceira geração de avós. Assim, a tataravó, também chamada de tetravó, é a mãe da trisavó ou do trisavô.

Tetravô é o pai do trisavô, também conhecido por tataravô. A mesma formação vale para o feminino: bisavó, trisavó, tetravó, também chamada de tataravó. E neto? Bisneto é o filho do neto.

Palavra referente para o pai de cada uma das 16 tetravós e também para o pai de cada um dos 16 tetravôs. Meu pentavô, bisavô do meu bisavô, veio ao Brasil em 1800.

O «pai do trisavô ou da trisavó» é o tetravô, também denominado tataravô, embora esta forma seja considerada não preferível, além de pouco usual.

TIPOS DE PARENTESCO
Parentes exclusivamente do cônjuge ou companheiro(a) em linha reta: Ascendente: 1º grau: pai e mãe 2º grau: avô e avó 3º grau: bisavô e bisavó Descendente: 1º grau: filho e filha 2º grau: neto e neta 3º grau: bisneto e bisneta.

te·tra·ne·to |é|
Filho do trineto ou da trineta.

Cada ser humano tem dois pais, quatro avós, oito bisavós, 16 trisavós, 32 tetravós etc. O número de antepassados cresce exponencialmente, de maneira muito rápida.

Muitos afirmam ser o tataravô, no entanto os dicionários Aurélio e Houaiss, por exemplo, definem o trisavô como pai do bisavô. Tataravô é a forma paralela de tetravô, ou seja, aquele que seria pai do trisavô.

Geração X: nascidos entre 1965 e 1980. Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996. Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010. Geração Alfa: nascidos a partir de 2010.

Os primeiros são os nossos ascendentes e os nossos descendentes, isto é, nosso pai, mãe, avós, filhos, netos e assim por diante. Enquanto isso, os parentes colaterais têm o mesmo ancestral em comum, mas não descendem ou ascendem entre si. É o caso dos irmãos, tios, sobrinhos e tios-avós, por exemplo.

A árvore genealógica de uma pessoa deve ser formada, em geral, por dois pais, quatro avós, oito bisavós, e assim por diante. seguindo esse raciocínio, qualquer um teria, no ano 1 d.C, 604 sextilhões de ancestrais.

TATARANETO - Composto do grego tetra (quatro) e neto, é o nome que se dá, em relação ao tataravô, ao filho do trineto, ou da trineta. Diz-se, igualmente, tetraneto. [De Plácido e Silva - Vocabulário Jurídico, IV, p. 322].

É exactamente essa a expressão: tio-avô. Mas, obviamente, tia-avó. E por aí adiante: tio-bisavô, tia-bisavó; tio-trisavô, tia-trisavó; etc.

Palavra referente para o pai de cada uma das trinta e duas pentavós e também para o pai de cada um dos trinta e dois pentavôs. Meu hexavô veio ao Brasil em 1780.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
EXPRESSÕES Avô materno: o pai da mãe. Avô paterno: o pai do pai.

É a irmã da sua bisavó. Tia da sua avó ou avô.

O agnome é elemento facultativo do nome e deve ser inserido após o sobrenome. Exemplos de agnomes são Filho, Neto, Bisneto, Sobrinho, Segundo, Terceiro. A título exemplificativo, no nome João Pedro Silva Souza Neto, João Pedro é o prenome – no caso composto, Silva e Souza formam o sobrenome e Neto é o agnome.