Como se chama a parte do braço abaixo do ombro?

Perguntado por: ubelem . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

O antebraço consiste em dois ossos longos; o rádio e a ulna. A ulna localiza-se medialmente e é mais longo e mais largo que o rádio, que cursa paralelo à ela, lateralmente.

O úmero é o osso do braço e faz articulação com a escápula no ombro. Ele é dividido em três partes: a região superior recebe o nome de úmero proximal, a região mais inferior é o úmero distal e entre elas é a diáfise do úmero. As fraturas de cada parte são diferentes entre si e têm tratamentos específicos.

Os músculos do braço são divididos em dois compartimentos: o compartimento anterior (flexor) contém os músculos bíceps braquial, coracobraquial e braquial; enquanto o compartimento posterior (extensor) contém o músculo tríceps braquial.

De forma popular, chamamos de braço todo o membro superior entre o ombro e a mão. Na anatomia, chame-se braço o membro entre o ombro e o cotovelo e de antebraço a parte entre o cotovelo e a mão.

O antebraço é uma região dos membros superiores que se estende do cotovelo ao punho e consiste nas porções antebraquiais anterior e posterior, compostas pelo rádio e ulna.

A axila, ou região axilar, é um espaço piramidal irregular localizado entre o tórax, braço e pescoço que serve como uma importante via de passagem para as estruturas neurovasculares que suprem o membro superior.

A região do membro superior que se estende do punho até a articulação do cotovelo é chamada de antebraço.

Em anatomia, chama-se antebraço à parte da extremidade superior ou membro superior do ser humano situada entre o cotovelo e o carpo (ou punho). O antebraço é formado pelos ossos cúbito (ou ulna) e rádio, ligados por uma membrana interóssea.

O úmero (osso do braço), o maior osso do membro superior, como osso longo, possui duas extremidades ou epífises (proximal e distal) e uma diáfise ou corpo, sua parte central.

A articulação glenoumeral, ou articulação do ombro, é uma articulação do tipo bola e encaixe. A “bola” é a parte superior e arredondada do úmero e o “encaixe” é a parte da escápula em forma de vasilha, chamada glenoide, onde a bola se encaixa.

Elas ficam posicionadas entre os ossos e os tecidos moles atuando como “ almofadas” para ajudar a reduzir o atrito entre essas estruturas. Quando uma bursa inflama, chama-se bursite. Apesar de existirem diversas bursas no ombro, a bursa subacromial é acometida com maior frequência, sendo chamada de bursite subacromial.

Rádio: osso da porção lateral do antebraço, quando visto a partir da posição anatômica.

Os Membros Superiores
o braço, segmento mais longo que vai da articulação do ombro até o cotovelo; o antebraço, que vai do cotovelo ao punho; e a mão, que consiste no punho, palma, dorso da mão e dedos.

A Escápula é um osso presente na área superior das costas. Ela possui um formato triangular e achatado e sua principal função é de estabilizar e ajudar na realização dos movimentos do ombro.

A tendinite no antebraço pode ser causada por vários fatores, como: movimentos repetitivos, esforços excessivos, lesões, envelhecimento, postura inadequada, entre outros. É uma condição comum em atletas, músicos, trabalhadores manuais e pessoas que realizam movimentos repetitivos com o braço ou com a mão no dia a dia.