Como se chama o novo componente da OLED que traz mais brilho?

Perguntado por: rcruz . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

A maior evolução está na OLED G3, que chega com a tecnologia Brightness Booster Max, uma evolução do painel OLED, que faz com que o modelo alcance 70% mais de brilho em comparação a outras OLEDs.

Agora, com a LG OLED evo, vemos a evolução desses pixels que se autoiluminam com um novo painel que oferece 20% mais brilho, gerando maior volume de cor, com mais profundidade nas cenas e melhor aproveitamento em conteúdos HDR.

QLED e OLED são algumas das tecnologias mais recentes e mais presentes no mercado. QLED, ou "Quantum Dot Light Emitting Diode”, é uma tecnologia baseada em pontos quânticos, cristais minúsculos que absorvem a luz emitida atrás deles (backlight) e a reemitem de forma diferente.

Além disso, televisores OLED possuem pixels que podem ser desligados individualmente, permitindo uma economia de energia significativa. Outro fator importante que influencia o consumo de energia elétrica em televisões é o seu tamanho. Quanto maior a tela, maior será o consumo de energia elétrica.

NanoCell vs OLED
Telas NanoCell têm contraste inferior às telas OLED, pois são baseadas na tecnologia LCD, que exige backlight para iluminar os pixels. Desse modo, você pode esperar um preto mais acinzentado e cores menos vivas.

OLED - As telas de OLED não usam iluminação traseira: são formadas por diodos orgânicos que emitem a própria luz.

O formato OLED foi criado logo após o LED e sua tecnologia utiliza diodos orgânicos para emitir pontos unitários de luz, sem necessidade de uma grande lâmpada traseira para clarear a tela por igual. Já o modelo QLED permite um menor gasto de energia do que as TVs tradicionais, com brilho menos intenso.

A tela AMOLED chega como uma evolução da tela OLED, por isso hoje é a preferência absoluta das marcas. Além de manter as características de boas cores, brilho alto e também bom contraste, ela entrega um tempo de resposta menor, o que é muito importante na indústria de telas de celulares.

A marca LG QNED surgiu em 2021, no lançamento das TVs LG QNED90, QNED95 e QNED99. Esse tipo de tela é diferente do Quantum Dot Nanorod LED (QNED), que está em fase de desenvolvimento pela Samsung Display e se assemelha mais ao OLED. No mercado, entende-se que o significado de QNED na LG é Quantum Nano Emitting Diode.

A recente tecnologia da LG vem estabelecer um novo padrão de TV, com o novo painel OLED da próxima geração redesenhado para incluir uma camada adicional e material emissivo mais forte.

Há ainda uma configuração no menu da LG, chamada OLED Care, que te ajuda a fazer testes para checar se está tudo funcionando bem com a tela a qualquer momento. A gente já testou e dá até para você usar essa tela como monitor do PC, sem preocupação de dano.

Vantagens da TV QLED
Permite brilhos mais elevados; Entrega um melhor contraste e preto melhor que a NanoCell; Menos propensa a sofrer com o efeito Burn-in que as OLEDs.

O que é melhor: QLED ou UHD? O QLED é superior porque, enquanto a UHD Crystal se aproxima da qualidade 4K usando LEDs convencionais como luz de fundo, as TVs QLED combinam o LCD com uma camada de pontos quânticos, oferecendo imagens com cores mais vibrantes e no brilho ideal.

O burn-in é um problema que ocorre em TVs, monitores e celulares com tela OLED, exibindo manchas permanentes. Esse efeito é causado pelo desgaste dos componentes orgânicos que compõem o display.

Utilize um pano de microfibra para o ecrã e utilize um pano macio e seco para o exterior. Ao usar uma solução de detergente suave, dilua-a com uma concentração inferior a 1%.