Como se chama terapeuta freudiano?

Perguntado por: talencastro . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A psicanálise é um método terapêutico que foi proposto pelo médico neurologista Sigmund Freud, no século XX, com o objetivo de entender como funcionava a mente humana, em especial dos que tinham sofrimento mental.

A psicoterapia é a terapia conduzida por um psicólogo (que se graduou em bacharelado de psicologia) independente de sua abordagem. A psicanálise é a terapia ou análise, como costumamos chamar, conduzida por um psicanalista que fez uma formação em psicanálise e que não há necessidade de ser psicólogo para fazer.

Terapia Psicanalítica de Freud
Esse tipo de terapia, como o nome sugere, foi desenvolvida pelo austríaco Sigmund Freud. Ele percebeu que poderia curar as pessoas de seus transtornos mentais por meio da fala.

Todavia, quando atua na área clínica, ou seja, trabalha diretamente com a psicoterapia, ele também é chamado de terapeuta. Este termo é a abreviação da palavra “psicoterapeuta”, muito usado na linguagem coloquial.

Já o terapeuta é qualquer profissional que cuide da saúde física ou psicológica de alguém, como educadores físicos, fisioterapeutas ou mesmo psicólogos e psiquiatras. Assim, para ser terapeuta, é necessário ter concluído alguma especialização ou curso livre que habilite a pessoa a aplicar determinada técnica.

O PSICANALISTA não E DOUTOR, a menos que tenha um curso de pós graduação strictu sensu - DOUTORADO em qualquer área. Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, somente deverá ser chamado de doutor quem concluiu satisfatoriamente o curso acadêmico de doutorado.

Como a psicanálise é uma linha terapêutica da psicologia, geralmente os psicanalistas são psicólogos que se especializam nesse tipo de terapia. Também é comum ter médicos que são psiquiatras e psicanalistas, podendo, nesse caso, receitar medicamentos.

Para ser psicanalista é necessário possuir curso superior completo em qualquer área (pré-requisito), concluir o Curso Livre de Formação em Psicanálise (teoria e técnica), submeter-se à sessões de análise didáticas (durante o Curso e no início das atividades como psicanalista) e ser supervisionado por um psicanalista ...

Já o psicólogo é o profissional com bacharel em Psicologia. Porém, quando atua na área clínica, ou seja, trabalha diretamente com a psicoterapia, ele também é chamado de terapeuta. Este termo é a abreviação da palavra “psicoterapeuta”, muito usado na linguagem coloquial.

Em resumo, qualquer profissional, formado ou não, que busca ajudar por meio de métodos e técnicas outras pessoas, as quais estão passando por dificuldades ou sofrimento psíquico, pode se intitular psicoterapeuta.

A terapia trabalha para fortalecer o ego, enquanto a Psicanálise trabalha para fortalecer a relação do sujeito com seu próprio inconsciente.

Enquanto Freud acreditava que este consistia em um depósito de conteúdos reprimidos, se limitando ao âmbito pessoal, Jung enxergava o inconsciente em duas camadas: a individual e a coletiva.

De acordo com a teoria de Freud sobre a psicanálise, todas as pessoas possuem pensamentos, sentimentos, desejos e memórias inconscientes. Através de técnicas específicas, o psicanalista é capaz de acessar o local onde estão armazenadas e, assim, tratá-las para erradicar o sofrimento emocional.

Em geral, a TCC é mais focada em soluções práticas e a curto prazo, se concentra em mudar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais que contribuem para o sofrimento emocional. Enquanto que a Psicanálise é mais focada em exploração e compreensão em profundidade.

Qualquer terapeuta pode registrar-se no ITR e fazer parte de nossa base de dados mundial de terapeutas, basta preencher o formulário de registro on-line, é rápido e gratuito. É possível a qualquer momento solicitar a sua carteira internacional ITR.