Como se chama uma frase que não tem sentido?

Perguntado por: ljordao6 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Antítese - Língua Portuguesa Enem | Educa Mais Brasil.

A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima. A escola literária que mais utilizou essas figuras foi o Barroco em virtude da conturbação de sentimentos, ideias e desejos tão comuns à época.

O sujeito sem-noção é conhecido por vários sinônimos. Chato, mala, inconveniente, distraído, tosco, espaçoso, folgado.

Tipos de frases: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optat - Toda Matéria.

Os tipos de frases

  • Afirmativas: A intenção é de afirmar sobre um determinado assunto. Ex: A diversão é muito importante.
  • Negativas: É quando fazemos uma declaração de maneira negativa. ...
  • Interrogativas: Revelam uma pergunta sobre algo. ...
  • Exclamativas: Indicam um sentimento de alegria, espanto, horror, entre outros.

O sentido figurado amplia, expande ou transforma os significados das palavras e das frases. Como exemplo, das frases: "aquele apresentador de TV nada em ouro." ou "hoje estou morrendo de fome." Percebe? O apresentador de TV, no caso, não nada em ouro, mas a gente consegue compreender que ele tem muito dinheiro.

Algo confuso, com pouco ou nenhuma lógica. Exemplo de uso da palavra Sem sentido: Ele fala coisas sem sentido.

«ter sentido»: «não ser descabido; ser aceitável, concebível» (idem). Acrescente-se que a expressão «não faz sentido» ocorre muitas vezes no discurso argumentativo, embora como simples bordão que acaba por não ter nenhuma força argumentativa (ver Textos Relacionados).

Um oximoro funciona num sentido metafórico uma vez que o seu significado literal é absurdo ou incoerente. Exemplo: “A sua obra está coberta por uma luminosa escuridão” é um oximoro que poderia fazer referência a um estilo artístico relevador.

O paradoxo é uma figura de linguagem que remete a aproximação de palavras contrárias que expressam ideias contraditórias. É também denominada também de oximoro e recebe a classificação de figura de pensamento.

Exemplos de metonímia

  • O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana. ...
  • Assistimos a um Godard hoje. ...
  • Bebeu uma garrafa de suco e ainda queria mais. ...
  • Em muitas ocupações, a mulher ainda ganha menos do que o homem. ...
  • Vou ao barbeiro uma vez por mês.

1 incongruente, contraditório, discrepante, discordante, dissonante, desarmônico, desarmonioso, desconexo, desconforme, inarmônico, impróprio, inadequado.

Bom senso: 1 cordura, circunspecção, bom senso, discrição, critério, razoabilidade, equilíbrio, juízo, ponderação, prudência, razão, sensatez, senso, siso, tento, tino.

adjetivo Sem coerência, ausência de conexão entre uma coisa e outra, entre fatos e ações. Desprovido de lógica, nexo; contraditório, irracional. Que se comporta de modo ilógico ou irracional: pessoa incoerente.