Como se chama uma pessoa que não aceita críticas?

Perguntado por: lcavalcanti . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

O egocêntrico não aceita críticas. Ele reage intensamente a opiniões que considera estarem incorretas sobre a sua personalidade ou atitudes.

Muitos especialistas estão de acordo em dizer que, para lidar melhor com as críticas, não é fundamental voltar ao passado, onde as coisas já não têm solução. O melhor é trabalhar o presente, centrando-se nas dificuldades atuais para manejar determinado tipo de situação.

Egocêntrico é um adjetivo masculino que se refere ao egocentrismo, relativo ao ego, e descreve alguém que se considera como o centro de todo o interesse. Alguns sinônimos de egocêntrico são: egoísta, narcisista e metido.

Se você trabalha com uma pessoa muito crítica, veja algumas ferramentas que podem ajudar a lidar com esta situação:

  1. Não leve para o lado pessoal. Tenha em mente que foi dessa maneira que a pessoa aprendeu a se relacionar. ...
  2. Faça uma autoanálise. ...
  3. Mostre o lado bom das coisas. ...
  4. Não reaja. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Os fatores que levam ao excesso de crítica são a não aceitação, dificuldade em conviver com diferenças, ver no outro aquilo que incomoda dentro de mim, insegurança, necessidade de controle e consequentemente uma baixa autoestima.

É fato que somos mais propensos a notar os erros do que os acertos das outras pessoas. O interessante, porém, é que esta tendência não se explica apenas por aspectos culturais.

Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo. As pessoas lhe pedem críticas, mas elas somente querem elogios. Para te criticar são muitos, mas para te ajudar todos somem. Nunca reaja emocionalmente às críticas.

Pessoas críticas demais são aquelas que não conseguem ver nada de positivo nas pessoas e nas coisas. Elas criticam todas atitudes com furor e são ainda mais rígidas quando se trata da opinião que elas tem delas mesmas.

Como lidar com pessoas que se acham melhores que outras

  1. Promova um tratamento igualitário. ...
  2. Invista em uma cultura positiva. ...
  3. Priorize a transparência. ...
  4. Estimule a colaboração. ...
  5. Incentiva uma cultura de feedback.

7 dicas de como lidar com pessoas difíceis na prática

  1. Desenvolva inteligência emocional. ...
  2. Tenha empatia e compreensão. ...
  3. Aceite as diferenças. ...
  4. Evite discussões. ...
  5. Saiba impor limites. ...
  6. Não se deixe contaminar. ...
  7. Foque em encontrar soluções. ...
  8. Indique ajudar quando necessário.

Embora fazer uma crítica em si não seja ruim, criticar os outros ou a si mesmo com frequência pode deixar um gosto amargo na boca. Críticas sem propósito não causam mal somente a quem as recebe. Elas também prejudicam quem as fazem com tanto fervor, aumentando a sensação de mal-estar, o mau humor e o estresse.

Incapazes de sentir empatia pelos outros, pessoas com essa característica tendem a ser manipuladoras, pouco confiáveis e desprezar os sentimentos e interesses dos demais. Por fim, há o maquiavelismo, que implica em atitudes cínicas e criação de estratégias para beneficiar os próprios interesses.

Significado de Indiferente
A quem nada comove; que não se importa: homem indiferente. substantivo masculino e feminino Pessoa que se mostra desinteressada; quem não possui preocupações, interesses ou sentimentos pessoais acerca de algo ou de alguém; insensível. Etimologia (origem da palavra indiferente).

Significado de egocêntrico: É uma pessoa que quer tudo pra ela.

Pessoas muito críticas têm dificuldade de reconhecer qualidades e acertos, se cobram demais e, por isso, cobram muito as pessoas também. São perfeccionistas e colocam o foco apenas no que está errado ou precisa de mudanças.

Para que você não permita que comentários negativos afetem você, confira algumas dicas a seguir.

  1. Relacione a crítica à sua atitude, não a você ...
  2. Filtre os comentários que escutar. ...
  3. Prefira ficar brava e não triste com os comentários. ...
  4. Valorize a sua opinião, não supervalorize a opinião alheia.

1. Elas se sentem ameaçadas por sua competência, capacidade de atração e outras qualidades que invejam, mesmo inconscientemente. 2. Elas se preocupam demais com suas motivações, nível de habilidade, desempenho ou contribuição para o ambiente.

Filme muito ruim, mas muito ruim. A história é ruim, o desenvolvimento dos personagens são ruins, o final é horroroso. Não morre praticamente ninguém no filme. Está mais preocupado em lacrar do que entreter.