Como se classificam os eventos?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 29 de maio de 2023
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  • EVENTOS SOCIAIS: Sem caráter comercial - Foco no network, celebrações, encontros divertidos e de lazer. ...
  • EVENTOS PROFISSIONAIS: De caráter comercial, promovido por empresas ou entidades. ...
  • EVENTOS OFICIAIS: ...
  • EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS: ...
  • EVENTOS ARTÍSTICOS. ...
  • EVENTOS CULTURAIS. ...
  • EVENTOS RELIGIOSOS.

Etapas do evento: saiba quais são e como produzir um evento de sucesso

  • Conheça as etapas do evento;
  • Pré-evento;
  • Durante o evento;
  • Pós-evento.

Na descrição do evento, escreva um texto que desperte a atenção do público. Dê um breve contexto do seu evento online e coloque todas as informações necessárias para que o público entenda do que se trata e se sinta atraído para garantir sua participação!

8 áreas para seguir em Eventos

  • Planejamento de eventos socioculturais em empresas. ...
  • Hotéis;
  • Clubes;
  • Buffets;
  • ONGs;
  • Órgãos públicos que demandam do serviço, como, por exemplo, a Secretaria da Educação ou a Secretaria da Cultura e Economia Criativa;
  • Centros Culturais;
  • Cerimoniais.

Saiba como encontrar o tema ideal para fazer um evento

  1. Escolha temas que estão em alta. A todo momento surgem novos assuntos e temas que ficam no top 5 das redes sociais. ...
  2. Identifique quem é o seu público-alvo. ...
  3. Opte por temas que tenham relação com o público. ...
  4. Leve em conta a época do ano.

PEQUENO – Evento com número de até 200 participantes. MÉDIO – Evento com número de participantes estimado entre 200 e 500. GRANDE – Evento com 500 participantes até 5.000. MACRO OU MEGAEVENTO – Evento acima de 5.000.

Para facilitar o seu trabalho, é bom dividir em três grandes etapas: o pré-evento (equipe, divulgação e publicações), a solenidade em si (recepção, credenciamento e canal de comunicação) e o pós-evento (certificados e pesquisas de satisfação).

Planejamento e organização são elementos cruciais para o sucesso de qualquer evento. Seja uma festa de aniversário, um casamento, um evento corporativo ou uma produção híbrida, é fundamental que todas as etapas sejam meticulosamente planejadas e executadas para garantir que o evento seja bem-sucedido.

O promotor de eventos é responsável pela criação e execução de ações promocionais como ativação e destaque de marcas, negócios e eventos em geral. Ele atua como um representante dos seus clientes, expõe e propaga a imagem do evento para o seu público-alvo de forma a atrair convidados e participantes.

Evento corporativo é um modelo que promove a interação entre participantes, que pode ser utilizado para trazer novos conhecimentos para o público, desenvolver o relacionamento com clientes e parceiros além de vários outros objetivos que podem ser alcançados.

Se você buscar no dicionário, terá uma definição bem clara: um acontecimento pré-planejado, que, em um espaço delimitado, reúne pessoas com um objetivo comum. Ou seja, esses três aspectos precisam estar presentes em todo evento para que ele assim seja classificado.

Entenda como se define o objetivo de um evento

  • What (o quê?) — o que o evento vai oferecer;
  • Who (quem?) — quem está oferecendo a ação;
  • Why (por quê?) — o motivo de o evento ser realizado;
  • Where (onde?) — a localização da ação;
  • When (quando?) — a data do evento;
  • How (como?) ...
  • How much (quanto?)

Os eventos sociais, são aqueles que não possuem qualquer objetivo comercial, ou seja, seu foco está voltado para confraternizações e comemoração entre pessoas. Já os eventos corporativos, segue a ideia de confraternização entre um grupo de pessoas, mas com objetivo empresarial.

Os eventos beneficentes são eventos sem fins lucrativos e que são realizados em prol de alguma causa ou instituição. Assim, todos os recursos arrecadados – oriundos das inscrições, das vendas e de todas as demais fontes de lucro – são direcionados para essa causa.

Para se ter uma ideia, dentre outros critérios, um evento é considerado Internacional se o comitê científico é composto por maioria de membros de instituições estrangeiras assim como os conferencistas e convidados. Deve haver chamada internacional, com divulgação e apresentação de trabalhos na língua do evento.

Ao planejarmos um evento o primeiro passo é traçar seus objetivos. É o que se pretende alcançar com o evento, seja ele institucional ou promocional. Os objetivos são fatores essenciais para criar, estabelecer, firmar, manter e divulgar o conceito e a imagem de uma organização, pessoa, ou produto.

O estabelecimento de um cronograma de planejamento e organização de um evento ajuda a listar tarefas, prazos e responsáveis sendo possível acompanhar o desenvolvimento das ativida- des, evitando que nada fique para a última hora ou deixe de ser executado.

Considera-se evento externo aquele organizado e certificado por instituição pública ou privada que não o CJF, isenta ou não de ônus.

Na organização de algum evento, como um show musical por exemplo, o artista possui uma equipe para apoiar todos os momentos do evento. O staff é toda a equipe que dará todo o suporte ao artista e à realização do show. Quem faz parte do staff tem uma função específica para desempenhar antes, durante e após o espetáculo.

O termo "Eventos atuais" correspondem aos verbetes que tenham sido substancialmente atualizados para refletir acontecimentos recentes de amplo interesse.

Por definição, um evento cultural é um evento excepcional e temporário de natureza emocional e sociocultural. Não faltam palavras para dizer que é uma oportunidade ímpar de agregação entre pessoas que, por um período curto, se encontram vivendo emoções e experiências comuns.