Como se comporta um homem obcecado?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Outros comportamentos que tornam o amor obsessivo são:

  1. Tensão constante quando a pessoa está longe;
  2. Ciúmes excessivo e sem motivo;
  3. Controle por meio de ligações e mensagens constantes;
  4. Questionamentos invasivos em vez de conversas agradáveis;
  5. Medo constante de perda, mesmo quando se está ao lado da pessoa.

A pessoa com o transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva fica preocupada com ordem, perfeccionismo e controle sobre si mesma e sobre as situações. Para manter uma sensação de controle, a pessoa dá enfoque a regras, detalhes triviais, procedimentos, cronogramas e listas.

A obsessão amorosa é traduzida em um comportamento obsessivo em relação a outra pessoa, estando ou não em um relacionamento amoroso com ela. Muitas vezes, algumas pessoas estão tão obcecadas pelo seu/sua parceiro/a, que organizam as suas vidas completamente em função dele/a.

“Ela geralmente dura cerca de dois a três anos, mas pode durar vários anos e mesmo décadas.”

Paixão e obsessão são duas realidades muito próximas, mas também muito diferentes. Enquanto a primeira corresponde a um grande fluxo de energia emocional que leva a superar os próprios limites e ir além, a segunda paralisa a vontade, ou melhor, a coloca em limites muito reduzidos.

A obsessão é uma condição mental caracterizada por pensamentos involuntários, intrusivos e obsessivos que podem se prolongar por períodos indefinidos. Na obsessão, as ideias são fixas e o indivíduo se concentra nelas, de modo que não consiga se livrar de tais pensamentos obcecados com facilidade.

Então o primeiro passo para que aconteça uma obsessão é a sintonia. Por exemplo, se uma pessoa está tomada pelo ódio e o outro espírito está doente (um espírito “mau”) ele irá ser atraído pelo ódia da outra pessoa. Ele irá perceber essa sintonia e uma certa similaridade e irão então se conectar.

Uma pessoa que possui o Transtorno Obsessivo-Compulsivo passa por um grande sofrimento. Os pensamentos são intrusivos, ou seja, não pedem licença para entrar e ficam pairando sobre a cabeça do indivíduo de forma persistente, literalmente tirando a paz. As consequências podem ser inúmeras.

Os obsessivos, frente ao desejo histérico, trabalham muito para satisfazê-lo. Uma vez que o desejo traz notícias da falta, e que os obsessivos têm horror à falta, lutam para que suas amadas não desejem, evitando assim, o encontro com o próprio desejo.

Origem do comportamento obsessivo
As fragilidades emocionais podem ser decorrentes a quadros psicológicos mais graves como síndrome do pânico, ansiedade generalizada, depressão mas também podem ser uma característica desta pessoa que de alguma forma se acentuou em algum momento de sua vida.

Sinais de que um homem é inseguro
Veja se ele compete com outras pessoas com que você se relaciona. Fique atenta se ele pede provas a todo instante de seu amor, telefona ou manda mensagens em excesso ou pressiona seus amigos para falar o que você acha dele ou o que tem feito quando ele não está por perto.

O homem possessivo e controlador se caracteriza por ter uma personalidade obsessiva. Ele tenta checar tudo aquilo que o rodeia e sempre parece assumir uma atitude defensiva. Ele se zanga com facilidade e, em alguns momentos, tenta conter a sua agressividade.

3 tipos de obsessão, segundo Raul Teixeira

  • obsessão simples;
  • fascinação;
  • subjugação.

Nem sempre é um transtorno ficar obcecado por uma pessoa, mas pode ser dependendo da forma e intensidade dessa obsessão, assim como se isso traz sofrimento a pessoa obcecada ou ao obsediado. Nesses casos recomendo uma avaliação psicológica. Nem sempre. A experiência de estar apaixonado traz componentes obsessivos.

O amor obsessivo ocorre quando o sentimento de carinho é substituído pela dependência emocional e pelo sentimento de posse. Essa condição emocional é evidenciada através de comportamentos.

Frases sedutoras para paquera
Não me leve a mal, me leve para a sua casa! Precisamos ter uma conversa urgente e sem roupa. Você deve estar cansada agora, depois de tudo o que fizemos no meu sonho essa noite. Se um dia você achar que estou pegando demais no seu pé, me avise que eu subo mais um pouquinho!

Em geral, os indivíduos que desenvolvem obsessão por alguém são aqueles que nutrem um medo muito grande do abandono e da rejeição, um temor que normalmente está associado à vivência de situações de rejeição durante a infância — que pode ser real ou apenas interpretativa.

Fique por perto dele para estar sempre nos pensamentos dele.

  1. Faça o possível para comparecer aos eventos que sabe que ele vai participar.
  2. Convide-o para fazer coisas divertidas com você. ...
  3. Fale bem dele e dos amigos dele sempre que possível.
  4. Sente-se próxima dele em eventos, aulas, etc.