Como se comunicar com um manipulador?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

7 regras para se comunicar com um manipulador

  1. Não esqueça seus direitos inalienáveis. Você tem o direito de: ...
  2. Mantenha distância dele/dela. ...
  3. Faça perguntas de teste. ...
  4. Não corra. ...
  5. Aprenda a dizer “não” ao manipulador. ...
  6. Compartilhe com ele/ela as possíveis consequências. ...
  7. Defenda-se das suas provocações.

A dica é se afastar, tanto quanto possível. “Não adianta discutir, porque a pessoa manipuladora cresce em cima de possibilidades argumentativas”, aponta Vieira. “Não dá para promover a conversa, porque ainda se corre o risco de entrar no jogo da pessoa”.

O ponto fraco de uma pessoa manipuladora pode ser a falta de empatia e consideração pelos outros. Isso pode levar essa pessoa a um isolamento emocional e social, além de dificultar as conexões verdadeiras com outras pessoas.

Mudam de assunto várias vezes
Ao perceberem que estão errados sobre alguma coisa, os manipuladores trocam de assunto para não terem que admitir isso. Desse modo, durante uma conversa, é normal que a discussão mude de rumo apenas com a intenção de evitar ao máximo a exposição da realidade dos fatos.

Tolerância à insultos. Os narcisistas são hipersensíveis a humilhação e ridicularização. Eles sentirão esse golpe baixo em seu ego frágil, e então ficarão remoendo isso por semanas e semanas.

"Ele não pede desculpas nunca, pois quer mostrar que está sempre com a razão e você errada", explica a psicóloga, que conclui: "Por isso, esteja atenta a esses sinais, preste atenção à opinião de pessoas próximas e saia dessa relação o quanto antes. A pessoa manipuladora não muda e age conscientemente.

8 dicas para lidar com o mentiroso

  1. 1 – Ouvir na essência. ...
  2. 2 – Suspenda o julgamento. ...
  3. 3 – Expresse a quebra de confiança. ...
  4. 4 – Proponha ajuda. ...
  5. 5 – Cheque os fatos. ...
  6. 6 – Resguarde-se. ...
  7. 7 – Dialogue. ...
  8. 8 – Apresente-lhes o Coaching.

7 regras para se comunicar com um manipulador

  1. Não esqueça seus direitos inalienáveis. Você tem o direito de: ...
  2. Mantenha distância dele/dela. ...
  3. Faça perguntas de teste. ...
  4. Não corra. ...
  5. Aprenda a dizer “não” ao manipulador. ...
  6. Compartilhe com ele/ela as possíveis consequências. ...
  7. Defenda-se das suas provocações.

7 formas de manipulação das quais não nos damos conta

  1. Culpar, uma das formas de manipulação silenciosas. A culpa é uma emoção que pode ser muito intensa e pode causar ações pouco racionais. ...
  2. Fazer você se sentir inseguro. ...
  3. Compadecer. ...
  4. Alimentar o narcisismo. ...
  5. Intimidar sutilmente. ...
  6. Criar discórdias falsas. ...
  7. Fazer-se de bobo.

Os manipuladores sempre tentarão coagir você com suas solicitações ou pedidos, fazendo com que você se esqueça de si mesmo e das suas necessidades. Se o manipulador tenta te ofender ou refutar seus argumentos, mude o foco de atenção: de você mesmo para seu interlocutor.

De acordo com a psicóloga Adriana de Araújo, nos tornamos manipuladores porque em certos momentos de nossas vidas interpretamos situações e vivências como ameaçadoras à nossa existência. "Queremos estar sempre um passo à frente de tudo, e assumir o controle total para que nos sintamos mais seguros.

A pessoa egocêntrica parece ser uma pessoa exuberante, ambiciosa e confiante. Do jeito que fala e age, não passa outra imagem além dessa. Quem está ao seu lado se encanta com o seu jeito de ser e admira a sua demonstração de autoestima.

Trocando em palavras, persuadir é influenciar alguém a fazer algo a seu próprio favor. Por exemplo: sugiro que alguém compre o meu produto pois sei o bem que fará a essa pessoa. Já a manipulação seria influenciar alguém a fazer algo apenas a meu favor.

Quando não conseguirem te manipular, vão tentar manipular os outros para que pensem mal de você. Isso é típico dos incompetentes! Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Entretanto, as pessoas narcisistas não costumam buscar atendimento psicológico por acreditarem não haver nada de errado com elas. Elas não conseguem compreender o porquê de outros indivíduos reagirem mal aos seus comportamentos.