Como se deve armazenar o queijo ralado?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Caso o queijo já esteja fatiado ou ralado, o processo deve ser o mesmo - armazenar em um recipiente fechado e manter sempre no refrigerador. Lembre-se apenas de lavar bem as mãos antes de pegar o queijo para transferir para a vasilha - assim você também preserva melhor o alimento!

Uma vez aberto deve ser consumidos em 4 a 5 dias conforme instruções do fabricante. Os demais queijos também devem ser embalados em papel filme ou guardados em recipiente fechado.

Para guardar, você deve envolver o queijo em guardanapo, papel manteiga, papel toalha ou papel parafinado, para que eles absorvam a umidade e impeçam que seu queijo parmesão crie mofo. Depois disso, coloque em um recipiente com tampa e reserve um espacinho na gaveta de frutas!

Queijos fatiados ou ralados duram um pouco menos pois possuem mais área de absorção, nesse caso o prazo de validade é de 3 meses. Queijo ralado também dura cerca de 3 meses no freezer.

O correto é envolver o queijo já aberto com papel alumínio e depois cobrir com um filme plástico e levar ao congelador. Para descongelar, basta deixar na geladeira até que o produto volte à consistência natural. Deixe no congelador por no máximo um ano.

Para conservar o queijo fresco embrulhe-o num pano de prato ou saquinho plástico (papel filme tbm dá certo) e guarde-o na geladeira. Tirar de lá 1 hora antes de consumir. (se não conseguir 1 hora antes, pelo menos tire com um cadinho de antecedência). Na geladeira você vai conservar o queijo fresco por mais tempo.

Verifique a textura
Em caso de dúvida, consulte um distribuidor ou um fabricante especializado para entender exatamente como o queijo deve estar dentro do prazo de validade: mole ou duro, com mofo ou sem mofo, com cheiro forte ou suave, entre outras características.

É importante manter o queijo protegeido em potes fechados, ou mesmo embrulhá-los em filme plástico, alumínio ou papel de seda. Coloque-os na gaveta de legumes, que é o local menos frio e mais úmido da geladeira. Nesta condição a maturação irá evoluir e continuar desenvolvendo sabor e aroma.

Queijos duros e maturados, como Parmesão, Reino e Provolone
Se o ambiente for muito quente ou se você quiser uma conservação mais longa, mantenha-os na geladeira. Após consumir, envolva em papel filme. Por serem queijos sem umidade, o prazo de consumo pode ser maior após serem abertos.

Caso tenha ralado o queijo em casa, coloque-o em um saquinho do tipo ZipLoc. Já se o tiver comprado ralado no mercado, faça um furinho na embalagem original e esprema-a delicadamente para tirar o ar. Em seguida, feche-a bem apertado.

Não é recomendado que mantenha o queijo no congelador durante mais de seis meses, sendo este o limite de tempo máximo. Para além disso, a aplicação desta técnica dependerá, tal como no caso do frigorífico, da dureza do queijo.

Queijo Parmesão
Os queijos mais duros, como o parmesão, muitas vezes são armazenados fora da geladeira. O que não é um problema, pois não altera o seu sabor. Mas se a temperatura ambiente do lugar em que você estiver é quente, não corra riscos: guarde-o na geladeira.

Queijos curados você pode lavar em água corrente e secar com papel toalha e conservá-lo em geladeira, ou temperatura ambiente coberto com um pano.

5 dias

Mantenha em local seco e arejado. Após aberto, conservar em geladeira e consumir em até 5 dias.

Na geladeira:

  1. Colocar o queijo em uma vasilha com tampa;
  2. Por uma película de plástico vedando o recipiente para evitar contato do ar;
  3. Fechar a vasilha com a tampa.

Queijos mais macios e cremosos é recomendado que fiquem fora da geladeira e os mais firmes com textura dura em quantidade média podem ficar fora da geladeira até 2 dias. Em regra geral, devem ser mantidos com embalagem, após abertura em recipiente com tampa.

Não comer queijo vencido
Queijo fora do prazo de validade não deve ser consumido, pois o fabricante não se responsabiliza mais pela segurança no consumo desse produto. Por isso, descarte o queijo e não coma, mesmo que aparentemente o queijo esteja bom.

A peça chave para evitar que apareça bolor ou melhor dizendo mofo no queijo, é colocando uma pequena quantidade de cubos de açúcar dentro de um saquinho plástico ou a embalagem original juntamente com o queijo, sempre tomando o cuidado para que não fique ar dentro do saquinho, e fechar muito bem.

Confira sempre a data de validade dos queijos. Apesar de alguns durarem até um ano quando fechados, depois de abertos devem ser embrulhados em filme plástico e guardados em geladeira para consumo em até 15 dias.

Quando você recebe o seu Queijo
Caso seu queijo apresente na superfície soro ou mesmo manteiga, seu queijo não está estragado, lave o em água corrente e imediatamente o enxague com papel toalha.

Queijos duros: bem mais secos e maturados, categoria na qual encontramos o parmesão, reino e provolone, até podem ser armazenados fora da geladeira, à temperatura ambiente, por apresentarem baixo teor de umidade na massa.