Como se dirigir a uma pessoa?

Perguntado por: ifarias7 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

Os pronomes de tratamento mais comuns hoje em dia são:

  • você / vocês (v. / vs.) - no tratamento de pessoas com quem temos intimidade.
  • o senhor / os senhores (Sr. / Srs.), a senhora / as senhoras (Sra. / ...
  • a senhorita / as senhoritas (Srta. / Srtas.) - a moças solteiras.
  • Vossa Senhoria / Vossas Senhorias (V.Sa. / V. Sas.) -

Além do uso de Vossa Senhoria, Vossa Alteza, Vossa Majestade,…, também é possível o uso de Sua Senhoria, Sua Alteza, Sua Majestade,…

Pronomes de tratamento - Você, senhor, vossa excelência e outros.

Seguindo o exemplo anterior, quando nos dirigimos a um Juiz para FALAR COM ELE, devemos chamá-lo de Vossa Excelência. Ex.: “Meritíssimo, a parte autora requer à Vossa Excelência seja concedida a antecipação da tutela”. Quando estamos FALANDO DO JUIZ (DELE), usa-se Sua Excelência.

Assim como muitas outras línguas europeias, como o espanhol ou o francês, o português tem dois pronomes diferentes para a segunda pessoa do singular: você (formal) e tu (informal).

De educação, ou por ser uma pessoa mais velha, ou por ser uma pessoa com a qual não temos intimidade, ou por ser uma autoridade, um chefe ou superior hierárquico.

O pronome “você”, por exemplo, não é um pronome pessoal, e sim um pronome de tratamento. Por isso, apesar de “você” referir-se à 2ª pessoa (“tu”, ou “vocês” para “vós”), os verbos são conjugados na 3ª pessoa. Observe o exemplo: Tu já foste ao cinema ver esse filme?

Sacerdotes em geral e pastores: Vossa Reverendíssima (V. Rev.ma) – Vocativo: Reverendo Padre/Pastor.

3) À maioria das autoridades se confere o tratamento de Vossa Excelência. Enquanto isso, reserva-se Vossa Senhoria para o tratamento formal das pessoas comuns. 4) Os manuais de Gramática, quando tratam especificamente da matéria, destinam normalmente o tratamento de Vossa Excelência aos membros do Ministério Público.

Os pronomes de tratamento são usados para se dirigir às pessoas com quem se fala (2.ª pessoa). Eles representam as formas educadas, de acordo com a idade ou cargo ocupados, e assumem o papel de pronomes pessoais.

Vossa Excelência: significado
É direcionado para o Presidente da República, ministros, senadores, embaixadores e outros altos cargos. Importante ressaltar que, quando utilizado para se referir ao Presidente da República, o pronome não deve ser abreviado.

Como usar a linguagem formal?

  1. Seja formal, mas simples. Ser formal não exclui a possibilidade de ser simples ao longo do seu discurso. ...
  2. Use a conjugação verbal adequada. ...
  3. Escreva considerando o destinatário da mensagem. ...
  4. Seja simpático. ...
  5. Mantenha a atenção do leitor do início ao fim.

Saudações casuais

  1. “Bom dia / tarde / noite”
  2. “Olá” / “Oi” / “Ei”
  3. “Como vai você?” / “Tudo bem?” / “Como vão as coisas?”
  4. Saudações

Quais são as palavras formais? São vocábulos que respeitam a norma culta da língua portuguesa, caracterizadas pelo respeito à gramática, bem como às situações em que são empregadas, alguns exemplos de termos formais são regozijo, algures, açambarcar, vilipendiar, pernóstico e outras.

1 comandante, líder, cabeça, capitão, maioral, mandante, mestre, principal, prócer, prócere, patriarca. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Patrão: 2 autoridade, capataz, diretor, dirigente, encarregado, gerente, patrão, superintendente, superior.

O decreto determina “ o único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é “senhor” /”senhora”, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião. Vale inclusive para presidente.

2.º - O subordinado dirigindo-se ao superior, trata-o pelo posto, precedendo-o de '"senhor" ou "meu", exemplo: Senhor sargento ou meu sargento, senhor tenente ou meu tenente, senhor coronel ou meu coronel.

Não existe legislação que obrigue a utilização de pronome de tratamento, LOGO, não há ilícito civil ou infração penal em deixar de chamar alguém por pronome de tratamento ou título acadêmico.

Deverá utilizar-se Sua Excelência (S. Ex. ª) quando se refere uma personalidade a alguém, tipo escrevi a Sua Excelência o Presidente da República e Vossa Excelência (V.