Como se diz homem no aumentativo?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Qual é o aumentativo correto para homem: 'homenzarrão', 'homenzão' ou 'homão'? Professor Pasquale esclarece dúvida de ouvinte e diz que a forma erudita consagrada é 'homenzarrão', mas há também registros de 'homenzão' e 'homão'.

Significado de Homenzinho
Etimologia (origem da palavra homenzinho). Diminutivo de homem.

O grau aumentativo é usado, maioritariamente, para indicar o tamanho grande ou aumentado de um ser ou de um objeto. Grau normal: casa, amigo, barulho, homem, papel. Grau aumentativo: casarão, amigão, barulhão, homenzarrão, papelão.

As pessoas querem colocar 'ão' em tudo. Algumas palavras não têm a terminação 'ão' no aumentativo. Por exemplo, moça é mocetona, copo é copázio”, afirmou Laércio Silva ao g1.

canzarrão

O aumentativo de "cão" poderá ser "canzarrão".

gatão

Mantemos que gatão é aumentativo de gato, muito embora também possa significar no Brasil «homem muito atraente» (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa; ver também dicionário da Academia das Ciências de Lisboa).

O aumentativo de tatu é tatuzão e o aumentativo de macaco é macacão.

Trata-se daqueles indivíduos aos quais o senso comum se refere como “bonzinhos”. O fato de essa alcunha ser formulada no diminutivo já denota suficientemente uma característica básica dessas pessoas: o modo afetado com que expressam os atributos que tendemos a associar à bondade.

Diabinho

Significado de Diabinho
substantivo masculino Diminutivo de diabo; diabrete.

garfões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Segue alguns sufixos diminutivos: Libro – Librito; (Livro) Mujer – Mujercita; (Mulher) Flor – Florecita; (Flor)

O sufixo -ão é comumente associado ao grau aumentativo, mas há diversos outros sufixos para formar o aumentativo.

cavalão

O aumentativo de cavalo mais conhecido (ou mais usado) é cavalão. O Dicionário Eletrônico Houaiss diz que este é «cavalo grande», mas também pode ser, em sentido figurado e de uso informal, «indivíduo muito alto ou corpulento, esp[ecialmente] o de maneiras atabalhoadas» e «indivíduo rude e grosseiro; cavalo, estúpido».

Além de indicar o tamanho aumentado de um determinado substantivo, o grau aumentativo é usado muitas vezes com sentido pejorativo ou depreciativo. Exemplos com sentido pejorativo ou depreciativo: Nossa, que narigão! Êta povão ignorante.