Como se diz mãe no Nordeste?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

A forma correta de escrita da palavra é mãinha, com til na primeira sílaba. Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular. Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe.

BOTÂNICA (Cytisus striatus) [também no plural] planta de porte arbustivo, da família das Leguminosas, existente em Portugal, pode atingir cerca de três metros de altura e tem folhas alternas e trifoliadas, flores de corola amarela e vagens biconvexas, sendo também conhecida por giesta-amarela, giesta-negral, giesteira- ...

Pernambuco

  • Abestalhado: abobado, ignorante;
  • Arretado: alguém bravo ou algo bom;
  • Buliçoso: alguém que mexe nas coisas sem permissão;
  • Fuleiro: de baixa qualidade ou não confiável;
  • Gabiru: rato grande;
  • Mangar: rir de alguém;
  • Pantim: criar caso, dificuldade;
  • Tabacudo: bobo.

Significado de cuidar: No Ceará, esse verbo tem uso multiuso: apressar; aluir; agilizar; valo...

Como se fala bonito no Nordeste? Arretado é daquelas gírias que conseguem reunir vários significados em uma só palavra. Pode ser usado para se referir algo que considera muito bom, legal ou bonito.

Oxi ou oxe ; Tem origem em estados do nordeste brasileiro. É uma interjeição de susto, dúvida ou indignação, dependendo do contexto e da entonação usada.

Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular. Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe.

1. Mulher que tem ou teve filho ou filhos. 2. Mulher que cria e educa criança ou adolescente que não foi gerado por ela, mas com quem estabelece laços maternais e a quem pode estar ligada por vínculos jurídicos (ex.: a mãe dele era solteira quando o adoptou ).

Significado de Mãe
substantivo feminino Aquela que gerou, deu à luz e criou um ou mais filhos.

É evidente que o substantivo mãe não tem aumentativo nem diminutivo no sentido de tamanho. Mas é vulgar empregar na linguagem familiar o sufixo diminutivo -inho/a para significar carinho, amor, como tantas vezes ouvimos em filhinho, paizinho, etc. E tantas vezes na palavra mãezinha – ora aqui está o diminutivo de mãe.

Babão = Bajulador; puxa-saco. Bafafá = Confusão; bagunça; balbúrdia. Bexiguento = Pessoa sem qualidades; desgramado; gangrenado. Bixiga-lixa = Qualidade do maloqueiro; agitador; arruaceiro.

O dialeto nordestino, também chamado simplesmente de “sotaque nordestino”, é a variante da língua portuguesa mais usada nos estados do Nordeste brasileiro, sendo o dialeto com maior número de falantes dessa região, com mais de 53 milhões de habitantes, sofrendo variações.

Mangar: rir de alguém; Pantim: criar caso, dificuldade; Tabacudo: bobo.

O jeitinho de falar de Recife
O recifense tem um jeito todo especial de se expressar, cheio de regionalismos e sotaques que arrasam todo mundo. Entre elas, podemos destacar “mano véi”, que significa amigo antigo. Outra, é “tá ligado?”, que é uma pergunta retórica pra confirmar se a pessoa entendeu o que foi dito.

BABAU – Prejuízo total, perda irrecuperável de alguma coisa.”Pagou serviço adiantado a operário ou advogado, babau, é dinheiro perdido!”. BADOGUE – O mesmo que baladeira ou estilingue”. BÃE DE CUIA – No jogo de futebol, corresponde a lençol. BAGULHO – Pessoa muito feia ou coisa velha e imprestável.

O 'pai' ou 'papá' é como se fosse 'cara', 'meo'. Por exemplo: 'Vem cá, pai! ' ou 'Me dá um dinheiro aí, pai'”, explica.

“Vou chegando”: expressão utilizada para se despedir, significando “vou embora”; “Abestalhado” ou “abestado”: palavras utilizadas para chamar alguém de tonto, de trouxa ou de bobo; “Arre égua” ou “arriégua”: equivalente ao “uai” dos mineiros.

Significado de boroca: Boroca, no nordeste significa mochila pequena, outros nomes: cachorra.

8. Cheiro. Um “cheiro” (chero ou xero) por lá não está relacionado necessariamente ao verbo cheirar, mas sim a um beijo. Assim, quando você manda um “cheiro”, você manda um beijo a alguém.

Gíria comum e muito utilizada na região nordeste do Brasil. 1. Significa pressa, urgência, desejo de conseguir alguma coisa rapidamente, impaciência.

“Goma” – Casa. Exemplo: “Cola na goma”. “0800” – De Graça. Exemplo: “Hoje é 0800”.