Como se diz R&B?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

R&B, pronuncia-se "Ar En Bi", é abreviação de "Rhythm and Blues", é um gênero de música popular que se originou nas comunidades afro-americanas na década de 1940.

No Brasil Tim Maia, Cassiano, Hyldon, Djavan, Jorge Ben, Sandra de Sá ajudaram a incorporar e consolidar dentro da música pop o estilo, incorporando elementos da música brasileira e enriquecendo ainda mais o desenvolvimento da fusão de ritmos que o R&B abrange desde os seus primeiros dias.

O termo caiu em desuso nos anos 1960, e foi substituído por soul e Motown, porém ressurgiu nos últimos anos para designar a música negra norte-americana abrangendo o pop, fortemente influenciado pelo hip hop, pelo funk, e pelo soul. Neste contexto, só a abreviatura R&B é usada, e não a expressão toda.

Vem conhecer alguns deles! O estilo musical Rhythm and Blues (ou apenas R&B) se originou nos Estados Unidos por volta de 1940. Se popularizou entre artistas negros e, atualmente, é considerado um subgênero com influencias de soul, funk e hip-hop na música pop.

Apesar do nome dado pela indústria fonográfica, definitivamente não foi a Billboard, nem a Atlantic Records quem criou o R&B. E, como o Jump Blues é considerado como a primeira manifestação desse novo estilo musical, o pai do Rhythm & Blues é o Louis Jordan.

Kelly, Janet Jackson, TLC, Aaliyah, Destiny's Child, Tevin Campbell e Mary J. Blige. Nos anos 2000, uma nova enxurrada de nomes pop ligados ao R&B ajudou a torná-lo ainda mais pop: Alicia Keys, Beyoncé, Bruno Mars.

Quem é o cantor mais famoso de todos os tempos

  • Bruce Springsteen – 20 Grammy Awards.
  • Ella Fitzgerald – 14 Grammy Awards.
  • Beyonce – 20 Grammy Awards.
  • Sting – 16 Grammy Awards.
  • Tony Bennett – 18 Grammy Awards.
  • Aretha Franklin – 18 Grammy Awards.
  • Paul McCartney – 18 Grammy Awards.
  • Stevie Wonder – 22 Grammy Awards.

Estilo musical que mistura elementos do jazz, blues, pop, rap, funk e soul, o R&B se popularizou na cultura estadunidense a partir de 1940. Nomes como Lauryn Hill, Marvin Gaye, Lionel Richie, Alicia Keys, Beyoncé, Bruno Mars, Chris Brown e Usher ajudaram a impulsionar o ritmo com vários sucessos.

Rhythm and blues ou R&B foi um termo comercial introduzido no Estados Unidos no final de 1940 pela revista Billboard. O termo substituiu race music, que era, em língua inglesa um tanto ofensivo. De certo modo, hoje o rótulo do género aplica-se nos EUA a qualquer forma de música hip hop e pop com artistas negros.

Eduardo Bastos

No show business o nome de Eduardo Bastos circula como o 'Rei do TRAP'. Há sete anos ele fundou a Best Produções e hoje, em sociedade com o cantor Hungria, está abrindo uma rede de Gastrobar com sua primeira filial em Formosa/GO. E em ritmo de produção há uma série com a Netflix para ser lançada no final de 2020.

O rapper é uma das principais atrações da 1ª edição do festival Meskla, que traz à cidade os principais nomes do rap e do trap nacional.

Diante do Trono

Ellie Goulding

Ao lado do produtor musical inglês Starsmith, a cantora desenvolveu um trabalho de 17 faixas bem recebido pelo público e pela crítica. A regravação de “Your Song” foi um dos destaques do projeto. Acompanhados por um piano, os vocais de Ellie Goulding constroem uma atmosfera doce e suave para a música.

Apesar das influências no K-POP, o R&B também é um gênero musical que caminha sozinho no cenário sul-coreano, seja no underground ou no mainstream. Por isso, muitos produtores e compositores norte-americanos especialistas no estilo trabalham em parceria com a indústria musical da Coreia do Sul.