Como se escreve a palavra urutau?

Perguntado por: sgodinho . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

ORNITOLOGIA designação comum, extensiva a diferentes aves noturnas americanas, sobretudo do género Nyctibius, que se caracterizam pelas suas vocalizações melancólicas, sendo também conhecidas como bacurau, chora-lua, mãe-da-lua, manda-lua, urutago, etc.

O urutau é uma ave da ordem Nyctibiiformes da família Nyctibiidae. Conhecido também como mãe-da-lua, urutau-comum, urutágua, urutágo, Kúa-kúa e Uruvati (nomes indígenas - Mato Grosso). O nome urutau é tupi e significa “ave fantasma”.

Insetívora e de hábito noturno, a Urutau é chamada por muitos de mãe da lua, pelo seu canto comprido e que se assemelha ao choro de criança. O nome urutau é tupi e significa “ave fantasma”, que possui uma das vocalizações mais impressionantes da fauna brasileira.

Reza a lenda que um bebê foi abandonado por sua mãe na floresta para evitar que morresse por uma peste que já havia dizimado seu povo. Ele então se transformou em uma ave, que todas as noites lamentava por sua mãe.

Lá longe se escuta apenas o urutau ou também conhecido por mãe-da-lua, algo semelhante a “foi, foi, foi....”, canto do pássaro que anuncia o presságio ou aviso da morte.

Dessa maneira, ao desejar criar um urutau é essencial ter autorização para criar e, quem sabe, até comercializar esta ave. Ao criar esta espécie em cativeiro é preciso promover um espaço saudável, limpo e higienizado diariamente.

A lenda peruana conta que um bebê foi abandonado por sua mãe na floresta para evitar que morresse por uma peste que já havia dizimado todo o povo. Ele então se transformou em uma ave, que todas as noites lamenta por sua mãe. Há muita superstição em torno dessa ave.

O urutau-de-asa-branca costuma postar um único ovo na ponta de um tronco, que é chocado após 33 dias. O filhote recebe cuidados dos pais por cerca de 80 dias, um dos períodos mais longos das aves sul-americanas.

Você sabia que existem cinco espécies diferentes de urutau? Conhecidas como aves-fantasma, os urutaus têm características curiosas e comportamentos misteriosos!

Encontrar um urutau é um sinal de sorte, especialmente agora que pesquisadores descobriram que essa é uma ave migratória.

Um registro raro de uma ave urutau Nyctibius griseus, também conhecida como mãe-da-lua ou “ave fantasma”, foi feito em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, manhã desta terça-feira (28).

Ao contrário de muitas aves, o urutau não constrói ninho. Sua reprodução se dá numa cavidade natural na ponta de um tronco ou galho quebrado de uma árvore a poucos metros do solo.

Facilmente confundida com um galho, devido à coloração da plumagem, o urutau pode ser encontrado em florestas, campos e cerrados por todo o Brasil.

Ocorre do sul do México e nordeste da Guatemala até a Bolívia, estendendo-se até o sudeste do Brasil.