Como se escreve Brincadeiras à parte?

Perguntado por: egil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

O correto é "brincadeiras à parte". Algumas expressões no português recebem uma crase obrigatória que é fixa, ou seja, é como se ela fosse embutida na própria expressão. Esse é o caso da questão que você apresentou.

A partir de é uma locução prepositiva e deve sempre ser escrita separada. Em geral, ela é usada para demarcar um limite inicial (a partir daqui, a partir daquela linha). ex: A partir de amanhã, vou começar a estudar português todos os dias.

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

À parte é uma locução (conjunto de palavras) que funciona como um advérbio e, nesse caso, indica o modo como se analisa alguma coisa. Ou seja, nesse caso, analisa-se deixando de lado as brincadeiras e focando em outra coisa.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

À parte é uma locução adverbial que significa algo feito em separado e algo que está separado do grupo, bem como algo que não deve ser tido em conta.

Já a expressão “à parte” significa “separadamente”, “isoladamente”. Por ser uma locução adverbial iniciada por “a”, apontando o modo como algo é desenvolvido, o acento grave deve existir: “Modéstia à parte, sempre desenvolvi bons cálculos.” “Deixava à parte adjetivos preciosos.”

À parte é uma locução adverbial e significa «em separado». Aparte é um nome, com os seguintes sentidos: «comentário que interrompe um discurso», «esclarecimento», «confidência que um actor diz em cena para si ou para o público».

De maneira simples, não use o termo “apartir de”, pois o mesmo é um desvio linguístico. Por isso, quando necessário deve-se escrever “a partir de”, de forma separada.

A forma correta de escrita desta locução é a partir de, escrita de forma separada. Apartir de, escrito de forma junta, está errado. A locução a partir de indica o ponto de partida de alguma coisa.

Como "partir" é um verbo, nunca ocorre crase na expressão "a partir".

Caso o pronome de tratamento seja feminino e sirva só para substituir mulheres, pode ocorrer a crase: "Referia-se à senhora (=ao senhor); à doutora (=ao doutor);

2. A expressão frente a frente, que significa “cara a cara”, “face a face”, “um diante do outro”, deve ser escrita sem hífen e sem crase. Passou a ser escrita sem hífen a partir do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2009. E o a não tem o acento grave, pois não se usa crase em expressões com palavras repetidas.

Dado, dados, dada e dadas são as formas do particípio do verbo dar. Atenção! Outro erro comum é o uso da crase. Não havendo preposição, apenas os artigos o, os, a e as, não ocorre crase.

1 divertimento, diversão, recreio, recreação, entretenimento, entretimento, reinação, distração, passatempo, lazer, jogo, brinquedo, joguete, brinco, desenfado.

Muitas pessoas usam a expressão fora à parte como sinônimo de separado ou não incluído, como no exemplo: “Vamos fazer as marmitas, mas o valor das quentinhas de alumínio é fora à parte.”

“Às vezes”, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo, que significa “ocasionalmente”, “de vez em quando”, “de quando em quando”, “em alguns momentos ou situações”. “Às vezes, aquele rapaz se irrita além da conta.” “Mudar os hábitos, às vezes, pode ser um meio eficaz de combater a depressão.”

Uma dica básica para saber se tem crase é fazer a mudança de gênero, passando do feminino para o masculino. A dica é substituir a crase por “ao” e o substantivo feminino por um masculino, caso essa preposição seja aceita sem prejuízo de sentido, então com certeza há crase.

É obrigatório o emprego da crase em locuções prepositivas como, por exemplo, “à saúde”.

A expressão francesa à la carte significa “como está no cardápio”. É uma das maneiras mais clássicas de servir em um estabelecimento do ramo alimentício. A ideia é que os alimentos e as bebidas estejam listados no cardápio, ao lado dos respectivos preços.