Como se escreve mandar ou manda?

Perguntado por: rcrespo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

verbo transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo Determinar ou exigir que alguém faça alguma coisa: mandar o filho fazer as tarefas; mandar em alguém; em casa, a mãe é quem manda.

A forma [manda]pode ser [nome feminino] , [segunda pessoa singular do imperativo de mandar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de mandar] .

verbo transitivo direto, transitivo indireto, intransitivo e pronominal Usar do poder que tem para; dominar: o chefe manda na empresa; ninguém manda nela; passa a vida mandando; não se manda em quem não se conhece.

dirigir – Quando empregado com o sentido de encaminhar, pode-se alternar com: transmitir, mandar, encaminhar, remeter, enviar, endereçar.

Significado de Manda
substantivo feminino Chamada, sinal de referência com que se remete o leitor para outro ponto. [Antigo] Legado, disposição testamentária.

Verbo Mandar

  1. Presente. eumando. tumandas. elemanda. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eumandava. tumandavas. elemandava. ...
  3. Pretérito Perfeito. eumandei. tumandaste. elemandou. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eumandara. tumandaras. elemandara. ...
  5. Futuro do Presente. eumandarei. tumandarás. elemandará ...
  6. Futuro do Pretérito. eumandaria. tumandarias. elemandaria.

Obrigado. A — O verbo mandar, no contexto em que é apresentado, com o sentido de «dar uma ordem ou determinar a realização de uma acção», é um verbo transitivo.

Usa-se “a gente” como pronome de tratamento de primeira pessoa do plural, substituindo o pronome pessoal “nóis”.

Migué é o mesmo que mentira, ou uma desculpa dada com intuito de enrolar alguém. Por isso, dar um migué significa o mesmo que enganar, que inventar alguma desculpa esfarrapada.

Mentira, conversa mole: "Isso aí que ele disse é o maior migué (mó migué)."

Significado de manda a boa: Pode falar, fala aí

Significado de Manda
DIGNA DE SER AMADA”. - Sua Numerologia da Sorte é 642.

Atualmente, é ponto pacífico que a forma “mandachuva”, sem hífen, é a correta.

Neste caso, nós podemos utilizar os dois pronomes – é facultativo. A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.

O particípio de 'mandar' é MANDADO (tinha/havia MANDADO, e não “mando” = presente do indicativo) e o de 'trazer' é TRAZIDO (tinha/havia TRAZIDO, e não “trago” = presente do indicativo dos verbos 'trazer' e 'tragar').

Continuar lendo Que manda ou quem manda?