Como se escreve popa do navio?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Para evitar enrolação, pode-se afirmar que o termo “popa” se refere à parte traseira de um determinado barco, sendo o termo contrário da proa, que se refere à parte da frente do barco.

O que é popa e proa? Proa vem do latim prora que trata da parte da frente da embarcação. Já a popa vem do latim puppis e faz referência a parte traseira da embarcação. A proa, a parte da frente de um barco, pode ter formas diferentes, sendo reta, como uma colher ou em formato de clipper ou violino.

Náutica. Parte posterior do navio, que se opõe à proa.

Proa - A frente do navio. Comparar com vante. Também conhecido em senso de direção como sendo o rumo momentâneo em que se encontra o navio, geralmente em graus, em relação ao norte.

De forma geral, o termo Proa se refere unicamente à parte da frente do barco, sendo outro termo que diz respeito às partes do barco. Enquanto isso, como você já deve ter imaginado, o termo Popa diz respeito à parte de trás.

Convés, também chamada de coberta, é a parte da cobertura superior de um navio, que está compreendida entre o mastro do traquete e o grande. Num navio, o convés principal é a estrutura horizontal que forma o "tecto" do casco, o qual à vez reforça o casco e serve como superfície principal de trabalho.

Convés: parte externa superior principal da embarcação. Escotilha: abertura no convés, feita para dar passagem de ar, luz, pessoas ou carga. Estibordo/boreste: parte que fica ao lado direito do barco.

Vivas (ou carena) e a parte do casco acima do plano de flutuação se chama Obras Mortas (ou costado). Convés – os pavimentos da embarcação são chamados de conveses. O convés mais alto da embarcação e que é estanque, chama-se Convés Principal. O convés principal é quem “fecha” o casco na parte superior.

Proa – A parte da frente de um barco. Popa – A parte de trás de um barco. Meia-nau – A parte mediana do barco.

Significado de Convés
substantivo masculino Pavimento ou piso de bordo de um navio, especialmente os descobertos. [Marinha] Área da primeira coberta de um navio em que se abriga a artilharia. Etimologia (origem da palavra convés).

Espia é um termo muito conhecido no meio marítimo que significa "cabos de amarração ou atracação". As espias compõem o conjunto de cabos que têm a função de amarrar ou atracar a embarcação à terra firme (cais, píer, etc.) ou a outra embarcação. São conhecidos na navegação mercante como Springs, Lançantes e Traveses.

Para evitar enrolação, pode-se afirmar que o termo “popa” se refere à parte traseira de um determinado barco, sendo o termo contrário da proa, que se refere à parte da frente do barco.

O que significa PUA? A sigla vem do inglês e significa Pick up Artist, artistas da sedução em português. São pessoas que estudam a arte da sedução. Eles aperfeiçoam técnicas de como se aproximar de uma mulher, como elogiar e como conquistar.

Quais as principais partes de uma embarcação? Além de bombordo e estibordo, também temos popa e proa. Popa é a seção posterior do navio. É uma das partes mais importantes e respeitadas de uma embarcação.

Velame é o nome dado ao conjunto das velas de uma embarcação. Tradicionalmente não se fala de velas mas sim de panos e assim diz-se que a Sagres dispõe de 23 velas, 10 de pano redondo e 13 de pano latinos.

Obras mortas: Parte do casco que fica acima do plano de flutuação em plena carga e que está sempre emersa. bojo. Bojo: Parte da carena, formada pelo contorno de transição entre a sua parte quase horizontal, ou fundo do navio, e sua parte quase vertical.

Continuar lendo Qual é a popa?