Como se faz a conclusão de um relatório?

Perguntado por: iferrari . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Ou seja, nos relatórios a ideia principal é relatar sobre algo, e, portanto, na conclusão, o autor deve fazer um fechamento das principais ideias desenvolvidas durante o percurso.

Ao terminar a leitura do texto, o leitor deve estar convencido sobre aquilo que acabou de ler e, para que isso ocorra, a conclusão deve estar bem relacionada ao que foi discutido ao longo da produção. Ou seja, não deve ignorar as informações apresentadas nem incluir ideias novas, que não foram exploradas antes.

São eles: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.

Conclusão é o ato de finalizar ou concluir uma ideia, processo, texto, trabalho e demais atividades que requerem um término para uma sequência de etapas. A conclusão é uma das partes essenciais que compõe uma redação, por exemplo.

Deve conter as ideias e resultados mais importantes alcançados ao longo do processo. A conclusão deve ser composta por parágrafos breves e objetivos, com linguagem acessível e clara, segundo a ABNT. É importante que esteja de acordo com o que foi produzido anteriormente e que não apresente dados novos.

O relatório final de estágio deve ser claro e conciso, expor as motivações da escolha e as expectativas. Ele deve conter também os objetivos gerais e específicos. No texto, apresente a organização na qual o estágio foi realizado, descreva as atividades exercidas, informe qual foi o período e quem foram os envolvidos.

Conclusão. A conclusão é o último parágrafo de seu texto e o ideal é que ele seja desenvolvido em cerca de 7 linhas. É hora de concluir o tema discutido e sugerir pelo menos uma proposta de intervenção para resolver o problema.

substantivo feminino Ato de concluir, de finalizar alguma coisa; finalização. Marco final; término, fim: o livro chegou à sua conclusão. Entendimento definitivo: conclusão de um tratado. Consequência de um argumento: a conclusão de um silogismo não deve ultrapassar as premissas.

Conclusão: é onde o aluno finaliza o trabalho, escrevendo seu ponto de vista sobre o assunto e as conclusões que tirou com a pesquisa realizada. Bibliografia: é a relação de todos os materiais que foram usados na pesquisa (livros, sites, revistas e outros materiais).

Em linhas gerais, podemos colocar que a introdução apresenta as idéias, a serem abordadas ao leitor, o desenvolvimento é onde se explanam essas idéias e se dão as respostas às perguntas ou indagações apontadas e na introdução, e a conclusão é onde ocorre o fechamento das idéias.

Toda linha escrita a mais será desprezada pela banca. 4. Parágrafos: Uma redação de 20 a 30 linhas deve conter, no mínimo, quatro parágrafos e, no máximo, cinco. Um parágrafo para introdução, de dois a três parágrafos de desenvolvimento, e um para a conclusão.

Uma conclusão, de acordo com a normas da ABNT, deve focar nos resultados que se obteve com o estudo de forma clara e objetiva. É necessário abordar os fundamentos teóricos e práticos que levaram ao resultado, enfatizando a contribuição deles para o campo de estudo.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

As principais características de uma conclusão são: essencialidade, brevidade e personalidade. Este é o momento em que o autor do trabalho se posiciona, faz crítica, apresenta as suas contribuições e traz sua marca pessoal.

Conheça 3 tipos de conclusão
Na conclusão do seu texto, você pode recorrer à dedução, síntese ou solução, dependendo do que for solicitado na prova.

O parágrafo de conclusão é justamente aquele que precisa de maior atenção, uma vez que fecha a redação e retoma todos os argumentos apresentados.Se o parágrafo conclusivo termina o texto, é fundamental que ele, assim como a conclusão, retome o ponto de vista apresentado.

A conclusão é o parágrafo final do seu texto. Ela é a responsável por sinalizar que a argumentação acabou.

Confira as opções:

  • “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.

Ao finalizar um relatório, sinalize a continuidade do processo, pois, após todo o período que o estudante esteve em sua sala com certeza você poderá contribuir e muito para a continuidade do processo de aprendizagem como um todo.