Como se inicia a insônia?

Perguntado por: iparaiso . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A insônia é um distúrbio do sono que pode acontecer tanto por predisposição genética - pela falta de produção de serotonina (neurotransmissor responsável pelas sensações de bem-estar e humor) -, como por situações de medo, estresse, depressão e ansiedade.

A insônia é a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado.

A insônia pode ter diversas causas, podendo ser consequência de problemas físicos ou psicológicos, dependendo da rotina do paciente. Normalmente, a insônia está associada a estresse, hábitos inadequados, um estilo de vida desregrado, transtornos mentais, neurológicos ou hormonais.

Quem não tem ansiedade e tem insônia fica sem angústia na cama, mesmo sem dormir. Por outro lado, quando estamos ansiosos, imaginando tudo que pode dar errado no mundo, aceleramos o cérebro e afastamos o sono, o que pode causar insônia, já que a mente não desliga.

Seus sintomas costumam durar por três meses ou menos. A insônia crônica, por outro lado, dura por mais de três meses, e ocorre por, pelo menos, três noites por semana. Vale ressaltar que a insônia é diferente de curtos períodos de tempo.

Conheça agora os 3 principais tipos de insônia e descubra qual é a sua:

  • Insônia inicial. ...
  • Insônia de manutenção. ...
  • Insônia terminal. ...
  • Insônia transitória. ...
  • Insônia aguda. ...
  • Insônia crônica. ...
  • Insônia primária. ...
  • Insônia secundária.

Inspirar com o nariz durante quatro segundos; Segurar a respiração durante sete segundos; Expirar completamente o ar pela boca, sem mover a língua da posição, durante oito segundos. Repetir o processo mais três vezes.

7 dicas para evitar a insônia

  1. Horários regulares de sono. Deitar e levantar habitualmente nos mesmos horários, mesmo nos fins de semana.
  2. Evitar dormir durante o dia. ...
  3. Atividade física pela manhã ou à tarde. ...
  4. Alimentos leves no jantar. ...
  5. Sem exposição à luz na hora de dormir. ...
  6. Atividades relaxantes. ...
  7. Não lutar contra a insônia.

A insônia se torna crônica se a incapacidade de iniciar ou manter o sono ocorre pelo menos três vezes por semana, por mais de três meses. Uma maneira de avaliar se você está tendo um sono de boa qualidade ou se seu sono está suficiente, é analisar seu bem-estar físico e emocional no dia seguinte.

Existem várias causas para a insônia, como fazer uma má higiene do sono, passar por momentos de crise, como se viu muito agora com a Covid-19, ou apresentar outro distúrbio do sono associado”, esclarece a biomédica Monica Andersen, diretora do Instituto do Sono.

É possível compensar o sono perdido? A resposta é não. Na maior parte, depois que o sono é perdido, ele desaparece para sempre.

Uma má alimentação, o sedentarismo, o estresse e a ansiedade, por exemplo, são alguns dos causadores de problemas com o sono, como a simples dificuldade ou até mesmo a insônia. Dormir bem faz muita diferença, logo que é durante esse momento que o organismo humano realiza funções fundamentais para o bem-estar.

Em Provérbios, capítulo 3, verso 25, lemos: “Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave”. Quando uma pessoa dorme e tem pesadelos, sonhos tumultuados, acorda mais cansada do que estava antes de dormir.

"Às vezes, os problemas são resultado de maus hábitos de sono. Por exemplo, beber muita cafeína antes de dormir, não se exercitar ou ter uma higiene do sono inadequada", explica Lisa Artis, vice-CEO da The Sleep Charity.

A insônia normalmente se manifesta em pessoas que tendem a ter um grau de alerta elevado (hiperalerta). Outras possíveis causas da insônia são: Estresse - preocupações com trabalho, saúde, finanças ou família podem manter sua mente ativa à noite, dificultando o sono.

Dificuldade para mantê-lo; Acordar mais cedo do que o desejado; Resistência para deitar num horário razoável; Dificuldade para dormir sem um parente ou um cuidador.

Para tratar a insônia:

  • Deite-se de costas com os joelhos dobrados para poder alcançar os pés com as mãos.
  • Pegue um pé na mão e enrole os dedos dos pés.
  • Sinta a curva na planta do pé.
  • Aplique pressão firme e massageie este ponto por alguns minutos usando movimentos circulares ou para cima e para baixo.

Normalmente, a insônia aparece quando temos muitas preocupações e de diversos tipos: do dia a dia, da nossa vida, como situações ligadas ao estudo, à família, à algum projeto de vida.

Como dormir rápido

  1. Controlar a respiração. ...
  2. Relaxar os músculos. ...
  3. Distrair a mente. ...
  4. Ouvir música relaxante. ...
  5. Concentrar-se em algo. ...
  6. Tentar manter os olhos abertos. ...
  7. Adequar o ambiente. ...
  8. Tomar uma bebida quente.

Além disso, desequilíbrios na produção de melatonina, cortisol, TSH, T4 livre, adrenalina, noradrenalina e GH também têm relação com a ocorrência de insônia.