Como se manifesta o Caboclo Cobra Coral?

Perguntado por: ecorte . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Sua imagem mais comum é de um índio alto com um bastão na mão esquerda e uma cobra coral na mão direita e outra na cintura. No mundo dos Grandes Magos, é conhecido como “O Mago do Cajado da Cobra”.

No caso da Linha de Ogum, na Linha de Demanda, encontramos os Falangeiros que trazem nomes como: Ogum Beira-Mar, Ogum Matinata, Ogum 7 Espadas, Ogum Delê, etc. Também encontramos os caboclos Caboclo Peito de Aço, Caboclo Sete Lanças, Caboclo Rompe-Ferro, Caboclo Rompe-Mato, Caboclo Beira Mar, Caboclo 7 Espadas.

Os Caboclos na Umbanda são Guias, Chefes de Terreiros que trabalham em prol da evolução espiritual de todos, através da prática da caridade.

De acordo com a tradição oral, Exu morava originalmente em canaviais, e o vento que passava assobiando entre as plantas era Exu se movimentando. Quando se quer chamar Exu, principalmente para a proteção diante de algum perigo iminente, se assobia.

Neste texto os caboclos(as) são apresentados como potências indígenas que se cruzam ou se articulam em diferentes escalas com referenciais de matriz africana, do catolicismo popular, do kardecismo, da magia europeia, e outros modos de existir não-ocidentais que se encontram nas encruzilhadas dos terreiros.

Os Caboclos são entidades cultuadas na Umbanda que podem se apresentar como índios ou boiadeiros. Os associados aos índios têm sua origem lidada aos nativos brasileiros e seus trabalhos são associados à cura, manipulando e receitando diversos tipos de ervas, banhos e chás.

Caboclo é a designação dada no Brasil para o indivíduo que foi gerado a partir da miscigenação de um índio com um branco. Este nome também é usado para adjetivar a figura do homem do sertão brasileiro, que possui modo rústico, desconfiado ou traiçoeiro.

"Senhor das matas, guerreiro, vencedor de demandas e feitiçarias, eu (diga seu nome completo) venho a vós, rogando vossa força e proteção em meu dia a dia para que nenhum mal me atinja e que eu tenha sempre meus caminhos abertos e protegidos por sua luz.

As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos. Nenhum filho de Ogum nasce equilibrado. Seu temperamento, difícil e rebelde, o torna, desde a infância, quase um desajustado.

A morada dos caboclos é a mata, onde recebem suas oferendas, sua cor é o verde transparente para as Caboclas e verde leitoso para os Caboclos, gostam de todas as frutas, de milho, do vinho tinto (para eles representa o sangue de Cristo), gostam de tomar sumo de ervas e apreciam o coco com vinho e mel.

Foi quando Zélio acabaria incorporando uma entidade, o chamado "Caboclo das Sete Encruzilhadas", em defesa dos pretos-velhos e dos caboclos. E disse que se ali não houvesse espaço para que negros e indígenas "cumprissem sua missão", ele, o tal caboclo, fundaria no dia seguinte um novo culto — na casa de Zélio.

Após dias recolhendo os alimentos, na Sexta-feira da Paixão ou no Sábado de Aleluia, os caboclos ou caretas dividem os alimentos entre si ou entre a população.

Pois esse caboclo falava um guarani arcaico, assim como os caboclos no Brasil falam um português arcaico. Ainda, afirmaram que os caboclos que falam guarani são bastante comuns nos terreiros de umbanda e candomblé no Paraguai.

Há uma lenda que diz que depois da 00h00 não é recomendável assobiar dentro de casa. Nessa hora os cães do inferno e das trevas ouvem o som do assobio e conseguem se aproximar de quem está assobiando.