Como se pesquisa no Lilacs?

Perguntado por: snascimento6 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Como pesquisar na base de dados LILACS? A base de dados LILACS está integrada na interface de busca do Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Assegure-se de que no cluster "Base de dados" a LILACS esteja selecionada!

LILACS - Literatura Latino-Americana em ciências da saúde, uma fonte de informação para o profissional da saúde. Este, da mesma forma que muitos outros periódicos latino-americanos, 450 aproximadamente, é analisado e indexado na base de dados LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde).

A base de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) é um produto cooperativo do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, coordenado pela BIREME.

Para achar um artigo ou grupo de artigos usando a busca simples:

  1. Vá para a página de busca simples.
  2. Digite os seus termos de busca no campo de busca.
  3. Clique no botão Iniciar Busca para executar buscas na base de dados PEDro.
  1. Passo 1. Acesse o site do SciELO (scielo.org) e selecione a opção "Pesquisa avançada", logo abaixo do campo de buscas; ...
  2. Passo 3. Logo abaixo, caso queira, selecione "Adicionar outro campo" para inserir um novo campo de busca e incluir ou excluir termos. ...
  3. Passo 5.

Continue a leitura!

  1. Scielo. O Scientific Electronic Library Online (Scielo), possui uma seleção de periódicos e artigos científicos de países da América do Sul, Europa e África. ...
  2. Scopus. ...
  3. Science direct. ...
  4. BDTD. ...
  5. SiBi. ...
  6. Science.gov. ...
  7. World Wide Science. ...
  8. Scholarpedia.

7 sites confiáveis para estudar e usar como referência na escola

  • Brasil Escola.
  • Revista Galileu.
  • Guia do Estudante.
  • Google Acadêmico.
  • Microsoft Academic.
  • Khan Academy.
  • Geekie Games.

O MEDLINE é o principal banco de dados do PubMed — que é, sem dúvida, o motor de buscas mais utilizado da área da saúde.

Bases de dados como LILACS, MEDLINE e IBECS são compostas por referências bibliográficas de documentos científicos e técnicos da área da saúde. Estas referências podem vir acompanhadas de links para o texto completo.

A interface de pesquisa do Portal LILACS é a mesma do Portal da BVS. A diferença é que sua pesquisa será realizada somente na LILACS e não em todas as fontes de informação disponíveis na BVS.

Um deles é o dados.gov.br, o Portal Brasileiro de Dados Abertos. Lá você vai encontrar datasets sobre diferentes áreas e setores do Brasil, de transportes a saúde.

Como escolher uma boa base de dados científicos? Uma base de dados científicos, antes de tudo, deve ter credibilidade e indexar revistas com boa reputação acadêmica. Outro fator importante é considerar se as pesquisas são disponibilizadas gratuitamente.

SciELO – Scientific Electronic Library Online — http://www.scielo.br — é uma biblioteca virtual de revistas científicas brasileiras em formato eletrônico. Ela organiza e publica textos completos de revistas na Internet / Web, assim como produz e publica indicadores do seu uso e impacto.

Sobre o PEDro
O PEDro dá acesso rápido às melhores pesquisas que avaliam os efeitos das intervenções de fisioterapia. Apenas os estudos que utilizam os métodos de pesquisa mais rigorosos são indexados no PEDro: ensaios clínicos aleatorizados, revisões sistemáticas e diretrizes de prática clínica baseadas em evidências.

As bases de dados são onde se localizam as revistas científicas e seus respectivos artigos. Desta forma, não é necessário pesquisar em vários sites, pois uma só interface interliga todas as revistas.

Na trama, acompanhamos Seu Pedro, um senhor que vive com um cachorro e gato e tenta seguir a vida após a perda de sua esposa, Dona Diná.