Como se preparar para exame psicotécnico?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Uma ótima dica para ter um bom resultado no teste psicotécnico DETRAN é descansar no dia anterior da prova. Assim, você estará mais relaxado e seu desempenho será melhor. Além disso, é recomendável ir bem alimentado.

Exame Psicotécnico do Detran
Ele geralmente inclui questões sobre atenção, concentração, memória, percepção, orientação espacial e temporal, capacidade de julgamento e tomada de decisão, entre outras habilidades relacionadas à segurança na estrada.

Por isso, o psicotécnico é composto por questões relacionadas ao raciocínio lógico, processamento de informação, tomada de decisões, concentração, memória e comportamento. O motorista também será avaliado quanto a sua capacidade de ver, ouvir, ter força e destreza.

Obrigatórios para tirar a CNH provisória, o exame psicotécnico e outras etapas em conjunto, buscam analisar o processo que todo ser humano faz, dentro de sua cabeça, de transformar pensamento em realidade por meio de funções mentais como sensações, atenção, memória, raciocínio lógico etc.

Psicotécnico reprova? Sim, há três resultados possíveis para o exame psicotécnico: Apto, inapto temporário e inapto. A primeira categoria é óbvia, a segunda é a reprovação em que o candidato mostre desempenho abaixo da média mínima, mas que pode ser adequado em oportunidades futuras.

45 QUESTÕES SOBRE O TESTE PSICOTÉCNICO DO DETRAN SOBRE FIGURAS - RACIOCÍNIO LÓGICO - YouTube.

Olá. O teste palográfico é um teste que avalia a parte quantitativa (quantos palos você fez e quanto muda essa produtividade ao longo do teste) e qualitativo (aspectos da personalidade avaliados através da forma que o teste é feito). Não existe uma quantidade mínima para aprovação.

Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

45 QUESTÕES SOBRE O TESTE PSICOTÉCNICO DO DETRAN SOBRE FIGURAS - RACIOCÍNIO LÓGICO.

Não há limite para o número de repetições, desde que a licença seja válida por 12 meses.

2) Taxa da avaliação psicológica (pago diretamente na clínica): R$ 131,90.

É possível sim mas, a necessidade, o espaço de tempo entre um teste e outro, deve ser avaliado por um profissional psicólogo, pois somente ele pode analisar se existe a possibilidade, desta repetição trazer algum dano para o cliente!

O exame demora, em média, 1 (uma) hora.

O teste palográfico no processo de recrutamento e seleção é uma avaliação da personalidade do profissional. O teste palográfico permite medir o nível de extroversão, foco e equilíbrio emocional da pessoa candidata.

Um teste psicotécnico não é como uma prova com alternativas, pois não existe um jeito certo ou errado de se fazer. O seu intuito é avaliar as condições psíquicas do condutor. Apesar disso, é possível que você não esteja apto a dirigir por conta de uma reprovação nesse teste.

O teste palográfico funciona da seguinte forma: Com o auxílio de uma caneta ou lápis e uma folha de papel, os participantes devem fazer diversos traços verticais e paralelos. E, com isso, os avaliadores podem observar o perfil comportamental a partir da quantidade de riscos produzidos em determinado tempo.

Se o candidato for reprovado em qualquer um dos exames (teórico e prático), será necessário pagar novamente a taxa de exames para o Estado.

Folha de aplicação padronizada com os traços iniciais impressos, disponível em dois tamanhos, grande (36,3 x 27,4 cm) e pequeno (21,5 x 32,0 cm).

Os psicólogos são responsáveis por estudar o comportamento das pessoas. Eles as ajudam a traduzir os seus pensamentos e emoções e entender os seus problemas. Eles conseguem compreender o significado do que o paciente está tentando transmitir.

Pense em informações específicas que você pode querer explicar ou dizer como “Isso realmente me irrita quando…”, “Eu me sinto com ansiedade ou medo em situações em que…”, “Alguns dias eu me sinto como…”.